Partilhar

Por que o motor do meu carro treme

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que o motor do meu carro treme
Imagem: orlandoolguin.wordpress.com

Se o motor de seu carro treme, o mais provável é que tenha algum problema com alguma das peças que, entre outras funções, têm a função de absorver estas vibrações produzidas pelo próprio funcionamento do motor. Porém, pode ser que o movimento proceda do motor quando na realidade a causa esteja nos eixos do carro. Em umComo.com.br damos a resposta para a pergunta por que o motor do meu carro treme.

Também lhe pode interessar: Por que meu carro dá arrancadas
Passos a seguir:
1

A polia do virabrequim pode ser a causa do motor tremer. De fato, esta peça também é conhecida como polia amortecedora já que, especialmente nos motores a diesel, tem a função de reduzir as vibrações. Se está danificada e não funciona corretamente, um dos primeiros sintomas que você notará é que o motor de seu carro treme. O mais recomendável é que vá o quanto antes ao mecânico para que ele resolva o problema.

2

O suporte ou apoio do motor defeituoso é outra causa para que o motor de seu carro trema. Esta peça encarrega-se de unir o motor ao chassi do veículo e uma de suas funções é, precisamente, a de eliminar as vibrações que o motor gera quando do seu funcionamento. O normal é que não ocorra problemas, mas se dirigir de forma muito agressiva, a peça pode ser danificada. Um mecânico deverá consertar a avaria.

3

Se a temperatura externa é extremamente fria, é normal que o motor trema mais do que o habitual de modo que não deve se preocupar se estas vibrações desaparecem em condições climatológicas normais. A causa do motor do carro tremer em temperaturas muito baixas está no fato de que não pode chegar a atingir uma temperatura ótima de funcionamento.

4

Por outro lado, as vibrações do motor de seu carro podem ser um sintoma de que há algum problema com as velas de seu automóvel. Neste artigo explicamos como você mesmo pode mudar as velas se dispor de material e da habilidade necessária.

5

Talvez, você tenha a impressão de que é o motor do carro que treme, quando na realidade os tremores ocorrem devido aos eixos do carro que estão danificados. Se o seu carro sofreu alguma batida, ainda que não tenha sido muito grave e não tenha ocorrido danos aparentes, é possível que os eixos tenham sofrido as consequências. Você deverá ir ao seu mecânico para que ele determine se esta é a causa do tremor.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que o motor do meu carro treme, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário sobre Por que o motor do meu carro treme

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
francisco graça
o meu carro foi motor aberto agora o motor treme sera que nao esta no ponto?
Rafa
meu carro tava tremendo muito, hoje fui trocar o óleo e descobri q o picareta de um mecânico que eu ia não tinha colocado a quantidade correta. O mecânico que trocou desta vez ate achou estranho a quantidade que saiu!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Rafa, até pode ser que o outro mecânico tenha colocado a quantidade certa de óleo, mas é normal que com o tempo o carro vá perdendo óleo e, pode ter sido por isso que agora saiu pouco óleo.
amossewane
meu carro quando ligo ele treme, quando acerelo pra andar ele anda poco poco, mesmo mudando as mudaça sempre na mesma velocidade

Por que o motor do meu carro treme
Imagem: orlandoolguin.wordpress.com
Por que o motor do meu carro treme

Voltar ao topo da página