Limpeza de estofado do carro

Como limpar o estofado do carro

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como limpar o estofado do carro

Com o passar do tempo, é normal que os estofados do carro se manchem e se desgastem, motivo pelo que é muito importante realizar uma limpeza profunda do interior do mesmo de forma frequente. Muitas vezes, restos de comida, manchas de bebidas, solas de sapatos e outras substâncias, ficam impregnados nos assentos deixando manchas difíceis de tirar. Se quer deixar o seu carro impecável por dentro, preste atenção aos conselhos deste artigo de umComo no qual lhe mostramos passo a passo como limpar o estofado do carro.

Também lhe pode interessar: Como tirar o cheiro a cigarro do carro

Passos a seguir:

1

Antes de começar com a limpeza dos estofados do seu carro, é importante ter em conta de que tipo de material se trata, pois uns assentos de tecido não exigirão o mesmo procedimentos nem os mesmos produtos que os assentos de couro, por exemplo. De seguida, vamos lhe mostrar os passos a seguir para levar a cabo uma limpeza geral dos estofados de tecido, que costumam ser os mais comuns.

O primeiro passo será deixar o interior do carro vazio de todo o tipo de embalagens, garrafas, papéis, etc. Assim deverá retirar todos aqueles resíduos que foi acumulando ao longo do tempo no seu carro. Depois de fazer isso, será o momento de aspirar o estofamento para retirar o pó e a sujeira. Recomendamos que utilize um aspirador de mão para que a limpeza seja mais eficiente e que passe por todos os cantinhos dos assentos, especialmente pelos espaços entre cada assento, pois é onde se costuma acumular mais sujeira.

No caso de não ter um aspirador, pode ir até um centro de lavagem manual para utilizar as máquinas para aspirar e levar a cabo a restante limpeza do seu veículo.

Como limpar o estofado do carro - Passo 1
2

Quando tiver acabado de passar o aspirador, deverá limpar os assentos com uma esponja umedecida com água e sabão líquido, certificando-se de a escorrer muito bem antes de a utilizar. Vá passando a esponja pelo estofamento de dentro para fora e sem exercer demasiada pressão para evitar que o tecido se danifique ou estrague. Pode substituir a água e o sabão líquido por um produto específico para limpar o estofamento do carro, à venda em lojas especializadas na manutenção de automóveis.

Como limpar o estofado do carro - Passo 2
3

Com a técnica anterior conseguirá bons resultados se não existirem manchas superficiais no estofamento, mas o que deve fazer se encontrar várias manchas difíceis nos assentos do carro? Neste caso, a primeira coisa a fazer será tentar eliminá-las e para isso, tem duas opções muito diferentes. A primeira consiste em aplicar espuma seca para assentos de carro, deixar atuar os minutos indicados na embalagem e, por fim, retirar com a ajuda de um pano sexo.

A segunda opção consiste em recorrer a técnicas caseiras para tirar aquelas manchas complicadas. De seguida, listamos alguns dos métodos mais eficazes que pode utilizar para se livrar delas e deixar o estofamento do seu carro como novo:

  • Manchas de óleo ou gordura: pode tirá-las com uma mistura de água e um produto desengordurante forte.
  • Manchas de chocolate: elimine-as com um pouco de sabão líquido e, de seguida, passe por cima um pano umedecido com água.
  • Manchas de vômito: deve tirá-las o quanto antes com água em abundância e sabão, esfregando com uma esponja ou pano para saírem.
  • Manchas de tinta: pode tirá-las com uma solução de água e álcool, misturando partes iguais destes produtos e esfregando sobre a mancha.
  • Manchas de sangue: terá que as eliminar usando um produto especial para a limpeza do estofamento, como é o caso da espuma seca.

Para finalizar, pode passar por cima do estofamentos uma camurça para obter uma acabamento perfeito e deixar o interior do seu carro brilhante e em perfeito estado.

Como limpar o estofado do carro - Passo 3
4

Até agora, centramo-nos na limpeza dos estofados de tecido, mas se o seu carro tem assentos de couro, que medidas deverá ter em conta? Neste caso, a limpeza deve ser mais delicada e cuidadosa, pois serão necessários alguns produtos específicos para não danificar nem estragar este tipo de estofamento.

Para começar, aconselhamos que aspire muito bem todos os assentos, tal como no caso anterior e que, depois passe por cima deles uma toalha de microfibra umedecida com um pouco de água e, de seguida os seque com um pano limpo e seco. O seguinte passo é fundamental para obter uma limpeza perfeita, precisará de um produto de limpeza específico para couro, que poderá encontrar em lojas especializadas na venda de produtos automóveis. Terá apenas que o aplicar sobre os assentos com uma camurça fazendo movimentos circulares até acabar por completo de remover a sujeira. Para finalizar, retire o produto com outra toalha de microfibras e, de seguida, aplique um condicionador de couro para um melhor acabamento.

Como limpar o estofado do carro - Passo 4
5

Se além de fazer uma limpeza profunda no interior do seu carro, quer que cheire bem e tenha um odor agradável para todo o mundo que entrar nele, então não hesite em conferir os seguintes artigos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar o estofado do carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Conselhos

  • Se tiver dúvidas na escolha dos produtos para limpar os estofados do seu carro, tire as suas dúvidas junto a um profissional.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como limpar o estofado do carro