Limpeza da moto

Como limpar os aros da minha moto

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como limpar os aros da minha moto

Quer limpar sua moto e deixá-la como nova? Então recomendamos a você que continue lendo. Uma moto limpa e brilhante não se consegue por arte de magia. É uma tarefa que precisa de dedicação e com certa rotina adquirida, verá como o resultado vale a pena. Uma das partes mais complicadas e chatas são os aros. Mas com os conselhos que vamos dar de limpeza, não só deixará sua moto impecável, como também contribuirá para sua manutenção ao longo do tempo. Em umComo.com.br vamos explicar para você como limpar os aros da sua moto.

Também lhe pode interessar: Como limpar o motor da minha moto 

Passos a seguir:

1

Para começar deve ter à mão todos os produtos que vai precisar para a limpeza da sua moto. Há alguns específicos que combinam a potência e eficácia de um bom desengordurante com o cuidado necessário para a deixá-la brilhante. Uma boa alternativa são os produtos para carros, dos que se usam para os aros. Costumam ser muito bons para limpar e não muito agressivos para que acabem prejudicando o acabamento das rodas.

Para as partes mais sujas da moto, como os aros de trás em motos com corrente, costuma ser muito útil um desengordurante doméstico. São eficazes porque limpam muito bem, não estragam nenhum plástico nem provocam prejuízos a longo prazo. Ainda assim, deve ter cuidado e não usar desengordurantes muito agressivos nem concentrados.

Em umComo contamos para você como limpar a corrente da moto com conselhos úteis que podem ajudar você.

Como limpar os aros da minha moto - Passo 1
2

Uma vez acabada a lavagem com água, deve usar um limpa metais sem resíduos já que é perfeito para os discos do freio para eliminar a gordura e qualquer outro tipo de sujeira. Este dissolvente não deve ser usado nas peças de carenagem se forem lacadas, porque pode danificá-las.

Depois deste passo, deve usar um lubrificante de silicone em spray para as partes mecânicas e aquelas de plásticos neutros ou mate. Deve pulverizar uma camada muito fina e o resultado é sensacional. Todas as peças ficam protegidas, as partes de contato lubrificadas e as borrachas rejuvenescidas.

Por último, deve usar uma cera protetora para a carenagem e o melhor é aplicar depois da lavagem, assim melhorará o brilho e manterá as superfícies livres de sujeira. Para os acabamentos metálicos brilhantes deve aplicar um produto específico para metal.

3

Agora vamos contar alguns truques para deixar sua moto e os aros como novos. Para começar não deve usar água quente pois se o fizer, acelera a corrosão das partes metálicas. Também não é recomendável usar produtos de limpeza sobre a carenagem quente porque podem ser muito corrosivos. Previamente, deve deixar esfriar a moto ou refrescá-la com água.

Também tem que limpar a corrente, mas nunca com água a pressão porque entraria água e poderia danificá-la. Pode usar uma escova e desengordurante e, depois, aplicar graxa de corrente.

Como limpar os aros da minha moto - Passo 3
4

De seguida, vamos passar à limpeza dos aros, uma das piores tarefas. O mais recomendável é que comece usando água à pressão e, depois, aplique um produto de limpeza específico que não estrague o alumínio. Deixe atuar uns minutos sobre a gordura ou a sujeira para, depois, passar uma escova com a qual conseguirá um resultado excelente. Termine a limpeza com uma lavagem à pressão.

Para que os aros fiquem impecáveis use silicone pulverizado para que a sujeira não volte a grudar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar os aros da minha moto, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção da Moto.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como limpar os aros da minha moto