Manter um carro

Como medir a compressão do motor do carro

Como medir a compressão do motor do carro
Imagem: www.portalmotos.com

Muitas vezes nos perguntamos se o nosso veículo está ou não em ordem, e se ele está preparado para longas viagens ou para o uso diário. Para além da revisão básica do carro e da ajuda dos serviços recomendados ao fim de atingir uma certa quilometragem, existem uma forma simples de verificar o estado do nosso motos, aqui em umComo vamos explicar como medir a compressão do motor de forma eficaz.

Passos a seguir:
1

A ferramenta necessária para medir a compressão do motor designa se por manômetro. Pode adquirir este aparelho em lojas especializadas de assessórios para carros ou pela Internet.

2

Comece por ligar o carro e deixe o motor aquecer um pouco, até que atinja a temperatura regular. Não deve realizar este procedimento com motor frio, por isso é conveniente antes dar uma volta com o seu carro.

3

Pare o motor e desligue o carro, desconecte os cabos de alta tenção localizadas nas velas de ignição, tendo em atenção ao que esta a fazer pois irá que os ligar da mesma forma e na mesma posição. Para não se enganar mesmo tire uma foto antes de desconectar os cabos das velas.

4

Desenrosque uma das velas de ignição e coloque a ponta do manômetro no respetivo buraco. É muito importante que a boquilha do aparelho tape por completo o orifício.

5

Agora deverá pedir a alguém que ligue o motor e que acelere mais ou menos durante 4 segundos, para obter a medida da compressão do motor. Desligue o motor e repita o processo para todas as velas de ignição do seu carro que geralmente são 4 unidades ou mais.

6

Cada umas das velas dos cilindros deve ter a mesma pressão e para além disso o mais importante é que a pressão tem que coincidir com os valores estabelecidos pelo fabricante do carro que se encontra no manual de utilizador do mesmo. No caso dos carros a gasolina a diferença entre os cilindros podem variar até 1.5 bar, o que é perfeitamente normal.

7

Se não conseguir os valores do fabricante da compressão ideal para seu carro basta encontrar a taxa de compressão do seu motor (gasolina ou diesel) e somar os números. Por exemplo numa taxa de compressão de 14:01 faça a soma de 14+1 e o resultado é 15, que deve ser o valor de compressão indicada no manômetro.

8

Ser o motor do seu carro apresentar problemas de compressão o melhor é levá-lo a uma oficina para o verificarem e encontrar a origem do vazamento e permitir que o mecânico solucione o problema.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como medir a compressão do motor do carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
webmagrinho
a taxa de compressão é medida em PSI e cada motor tem a sua dependendo da taxa estatica, um Ap a alcool pode ser no minimo 233, quando na gasolina 146 psi
A sua avaliação:
Ronaldo
De onde tirou a ideia de somar a taxa de compressão para encontrar o valor da pressão da compressão?
Everaldo T C
ótimo muito clara a explicação.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Everaldo, ainda bem que conseguimos esclarecer :)
Imagem: www.portalmotos.com
Como medir a compressão do motor do carro