Como pagar multa de trânsito
Grandes metrópoles estão com seu tráfego de veículos cada vez mais caótico e estressante, o que resulta em motoristas desatentos, impacientes e, infelizmente, alguns infratores. Pode não ser o seu caso, mas alguma vez em sua vida você já recebeu ou corre o risco de receber uma punição no trânsito. Fato! Mas e aí, você sabe como quitá-la? Nós do umComo.com.br sabemos e apresentamos abaixo um passo a passo bem simples e completo que explica quais os tipos de infração e como pagar uma multa de trânsito.
Passos a seguir:
Antes de você efetuar o pagamento da sua multa de trânsito, é importante relembrar quais são as principais infrações que causam penas e as suas respectivas classificações. Assim, saberá se pode ou não recorrer à notificação e terá a chance de fazer diferente da próxima vez!
GRAVÍSSIMAS
- Dirigir sem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação); com ela suspensa; vencida ou com uma categoria diferente da categoria do veículo conduzido.
- Permitir que seu automóvel seja dirigido por alguém que não esteja em condições físicas ou psíquicas ou que não tenha a CNH ou Permissão para Dirigir.
- Realizar o transporte de crianças sem seguir as normas de segurança do Código de Trânsito Brasileiro.
- Estacionar o carro em pistas de rolamento ou vias que tenham acostamento.
- Circular ou ultrapassar na contramão.
- Não dar passagem a veículos de socorro, pedestres ou veículos não motorizados.
- Avançar o sinal vermelho.
GRAVES
- Não usar o cinto de segurança.
- Estacionar o automóvel afastado da guia da calçada a mais de um metro.
- Ultrapassar outro veículo pelo acostamento.
- Dirigir com o farol do carro desregulado e/ou sem os equipamentos obrigatórios ou com defeito.
- Mudar de direção sem sinalizar.
- Estacionar em fila dupla.
- Não tomar distância segura de outro veículo, seja frontal ou lateral.
MÉDIAS
- Não fazer o registro de transferência do veículo em até 30 dias.
- Estacionar o carro na esquina, tampa de registro, galeria subterrânea, contramão, em porta de garagem, em locais proibidos por sinalização ou de forma a impedir a circulação de outro carro.
- Dirigir em locais e horários proibidos pela regulamentação vigente.
- Passar com o veículo sobre poças d’água intencionalmente para molhar pedestres ou outros veículos.
- Dirigir com o seu braço ou dos demais passageiros para fora do automóvel e/ou com apenas uma mão ao volante.
LEVES
- Dirigir sem tomar os cuidados necessários de segurança.
- Estacionar sobre a faixa de pedestres ou ciclovia.
- Dirigir na pista ou faixa da direita.
- Usar farol alto em locai que já tenham iluminação pública.
- Buzinar de forma prolongada por motivo banal e/ou entre às 22h e às 6h.
É proibida a cobrança da multa no ato em que ela foi aplicada. Então, caso o agente de trânsito, policial militar ou rodoviário federal te obrigar a pagar a infração cometida na mesma hora, não se deixe enganar.
Primeiro, você receberá uma notificação de multa, que demora até 15 dias para chegar. O processo de quitação é concluído em até dois meses ou mais, dependendo do Estado onde você reside.
Com a notificação em mãos, você ainda tem a chance, se quiser, de entrar com o pedido de Defesa Prévia. O prazo para tal é informado na própria carta.
Caso você considere, num primeiro momento, que a multa foi coerente e não tenha entrado com o pedido de defesa, a penalidade será efetivamente aplicada pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito), e uma autuação e um boleto serão enviados. Este último sim deve ser quitado.
Mas, se mesmo após o pagamento você quiser recorrer à multa que recebeu, poderá entrar com o recurso, independentemente de ter feito ou não o pedido de defesa antes.
O boleto pode ser pago pela internet, no site do seu banco, ou fisicamente em bancos e lotéricas. Para ambas as opções o documento deve ter um código de barras.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pagar multa de trânsito, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.
Conselhos
- Acesse o site ou procure pessoalmente o Detran da sua região para entender melhor todas as infrações e atualizar seus conhecimentos sobre as leis de trânsito vigentes, evitando assim multas e acidentes.
- Lá você também poderá se inteirar sobre valores, pontuações e competências das multas.
- Com a Defesa Prévia o Detran não aplicará a multa imediatamente. Primeiro será feita uma análise do processo e depois o órgão aplicará ou arquivará a pena.
- A lei permite um desconto de 20% se a multa for paga em dia.
- Os sites de banco geralmente apresentam uma seção exclusiva de pagamentos relativos a trânsito.