Partilhar

Como trocar o filtro do ar da moto

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como trocar o filtro do ar da moto
Fonte: articulo.mercadolibre.com.co

Trocar o filtro de ar da moto é um trabalho de manutenção que deve ser realizado periodicamente. Se você circula normalmente por terrenos com muito pó, não deve descuidar-se. A função do filtro de ar da moto é evitar que entrem sujeiras que afetem o motor. Em umComo.com.br, explicamos todos os passos para que saiba como trocar o filtro de ar da moto.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como trocar o óleo da moto
Passos a seguir:
1

Antes de explicar como trocar o filtro do ar da moto, é preciso esclarecer que há filtros de espuma e filtros de papel. Deve-se trocá-lo a cada 30.000 quilômetros, aproximadamente. Os filtros de espuma podem ser lavados, e somente devem ser trocados quando começarem a se desfazer. Por outro lado, os de papel não podem ser limpos, devendo ser trocados diretamente.

2

O primeiro passo para trocar o filtro do ar da moto é acendo ao mesmo. Podemos dizer que está é a tarefa mais complexa de toda a operação, caso o filtro esteja sob o tanque. Em alguns modelos, está localizado lateralmente, de forma que será mais fácil. Consulte o manual de seu veículo para poder localizá-lo.

3

Será muito simples, se o câmbio estiver na lateral. Com uma chave de fenda, você pode remover a tampa e acessá-lo.

4

No entanto, se estiver embaixo do tanque, o processo é mais complicado. Será preciso remover a tampa do tanque, com a ajuda de uma chave de fenda. Ao levantá-la ligeiramente, desconecte a mangueira do radiador para levantar a tampa completamente. Em seguida, retire os parafusos para remover o tanque.

5

No próximo passo, você deve colocar em "off" a passagem de gasolina e soltar o cabo do medidor de combustível e outras 3 mangueiras. Em seguida, você encontrará a tampa do filtro de ar e poderá removê-la com uma chave de fenda.

6

Finalmente, esteja ele localizado na lateral ou sob o tanque, teremos acesso direto ao filtro de ar e o removeremos para inserir o novo. Aproveite este momento para limpar bem a área de possíveis impurezas.

7

Fazemos questão de que não descuide desta importante tarefa de manutenção da moto, que permite manter o motor e a mistura livre de impurezas. Leia este artigo se deseja saber os cuidados básicos da moto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como trocar o filtro do ar da moto, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção da Moto.

Escrever comentário sobre Como trocar o filtro do ar da moto

O que lhe pareceu o artigo?

Como trocar o filtro do ar da moto
Fonte: articulo.mercadolibre.com.co
Como trocar o filtro do ar da moto

Voltar ao topo da página