Manter uma moto

Quando devo trocar a bateria de minha moto

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quando devo trocar a bateria de minha moto
Imagem: bateriaparamoto.com

A bateria da moto é uma peça que passa normalmente despercebida. Preocupamo-nos com ela menos do que deveríamos, até ao ponto de se lembrar dela só quando tiver deixado de funcionar. Neste momento, ficamos com a grande dúvida: a bateria estragou-se de forma definitiva ou simplesmente descarregou? Na maioria de casos, o problema deve-se à falta de uso regular, o que faz com que a bateria se sulfatize e acabe estragando. Em umComo informamos como e quando você deve mudar a bateria de sua moto.

Também lhe pode interessar: Como carregar a bateria de uma moto

Passos a seguir:

1

Se você dá partida na moto e ela não liga, nem sequer o quadro das luzes, isso indica que a bateria está estragada ou descarregada. Para carregá-la de novo, você pode usar como ajuda algumas pinças conectadas a outro veículo, fazendo coincidir os polos positivos e negativos. Dê partida primeiro no veículo carregado, e depois na sua moto. Se funcionar, só estava descarregada e pode utilizá-la sem problemas. Acelere a moto e dê uma passeio de uns 20 minutos com ela.

2

Mas se continuar sem dar partida, você deve se certificar de que precisa substituí-la. Para isso, você pode comprová-lo com um medidor de baterias. Este aparelho marca a intensidade que a bateria é capaz de fornecer, e quanto voltagem cai depois dessa intensidade. Se a voltagem fornecida não for suficientemente alta, chegou a hora de substituí-la.

3

É importante saber que as baterias têm um limite. Após alguns anos, é possível que se estraguem pelo simples uso. Se o indicador de bateria estiver aceso, pode ser que esteja descarregada, mas se tem mais de quatro anos, é o momento de trocar por outra nova.

4

Se demorar alguns anos para utilizar uma moto, também é recomendável substituir a bateria por outra nova para poder utilizar sua máquina sem problemas.

5

Na hora de comprar uma bateria para sua moto, não é necessário que vá a uma oficina; em uma grande concessionária ou shopping é possível encontrá-la. Seu preço vai variar em função da marca.

6

Caso precise mudá-la, primeiro verifique onde ela está localizada. As baterias costumam estar embaixo do assento, mas depende do modelo de moto, então verifique a sua delimitação. Como verá, é uma espécie de caixa com dois conectores: um com o símbolo positivo (+), e outro com o negativo (-).

7

Primeiro desligue essas ancoragens com especial cuidado para que não toquem entre elas. Extraia, em primeiro lugar, o polo negativo (costuma ser de cor negra) e, a seguir o positivo (costuma ser vermelho).

8

Quando estiverem desligados, você pode retirar a bateria para substituí-la por outra. Leve a velha a uma oficina ou ponto de reciclagem, já que contém líquidos tóxicos e pode contaminar.

9

Pegue a nova bateria e coloque-a no espaço onde estava a anterior e continue a ligar os bornes de maneira inversa à desconexão: começando pelo polo positivo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quando devo trocar a bateria de minha moto, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção da Moto.

Conselhos

  • Se não usar muito a moto, recomendamos desligar a bateria para evitar sua descarga.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: bateriaparamoto.com
Quando devo trocar a bateria de minha moto