Verificar o nível do óleo do carro

O que acontece se eu ficar sem óleo no carro 

O que acontece se eu ficar sem óleo no carro 
Imagem: quadis.es

Saber o que acontece se ficar sem óleo no carro convida você a fazer uma boa manutenção do seu veículo já que as consequências para o motor são muito graves e caras. Por isso, seja por uma falha no depósito ou porque se esqueceu de repor o óleo e seu carro ficou sem ele, peças vitais para o funcionamento do automóvel serão danificadas e terá que fazer um investimento importante na reparação. Em umComo.com.br explicamos a você, com detalhes, o que acontece se ficar sem óleo no carro.

Também lhe pode interessar: O que fazer se o carro perde óleo
Passos a seguir:
1

Para que entenda a importância de fazer tudo o que for possível para evitar ficar sem óleo no carro é necessário explicar que este líquido se encarrega de lubrificar o motor de modo a que as peças não se danifiquem entre elas durante o funcionamento. Além disso, o óleo também contribui para refrigerar o motor e limpá-lo, eliminando os restos de carvão. Recomendamos que leia este link onde poderá encontrar vários artigos que ajudarão você com a manutenção do óleo do carro.

2

Se ficar sem óleo no carro, o que acontece é que corre o risco de que o motor esquente e que a biela saia do virabrequim. Devido à falta de lubrificação entre as peças, o motor chega a riscar ou inclusive podem se formar buracos. Como você pode imaginar, reparar um problema deste tamanho será muito dispendioso do ponto de vista econômico.

3

O painel indicador do carro tem um sinal para avisar de que a pressão do óleo está baixa. O mais recomendável é que, ao se aproximar da zona vermelha, você vá ao mecânico para trocar o óleo, ou que você mesmo faça a troca. Ao invés deste indicador, seu carro pode ter um ícone com a imagem de uma chaleira pequena, que acende quando existem problemas com o óleo.

O que acontece se eu ficar sem óleo no carro  - Passo 3
Imagem: sabelotodo.org
4

Se o sinal tiver falhado e ficar sem óleo quando estiver circulando, notará um som rangedor procedente do motor pois as peças estão sem lubrificação e existe atrito entre elas. Não pense duas vezes e pare seu automóvel o quanto antes. Provavelmente não poderá evitar uma falha importante, mas quanto antes o motor deixar de funcionar, menos graves serão as consequências.

5

Não tente repor o óleo sozinho antes de o carro passar pelo mecânico. Sem dúvida alguma, seu motor sofreu danos pela falta de óleo e deve ser um guincho quem leve seu veículo para que um mecânico inspecione o mesmo.

6

Esteja atento a qualquer sinal que indique que seu carro possa estar perdendo óleo para evitar ficar completamente sem óleo. Se perceber uma mancha viscosa debaixo do automóvel depois de deixá-lo estacionado, vá ao mecânico o quanto antes. Algumas vezes aparece líquido debaixo do automóvel por causa do ar condicionado, mas nunca será viscoso.

7

Como você pode ver, é muito grave que o carro ficar sem óleo, por isso faça uma boa manutenção do veículo para evitar que isso chegue a acontecer. Neste artigo explicamos como medir o nível de óleo do carro.

O que acontece se eu ficar sem óleo no carro  - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que acontece se eu ficar sem óleo no carro , recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
soely maria
Obrigado.valeu
A sua avaliação:
Layla Svencickas
Desejp receber informação ref manutenção de motor.
Leonardo duarte
Tenhu um gol e nao vi q o carter estava vazando dai luz do oleo acendeu eeu a dei um pouco e comeco um barulho tec tec tec dezliguei o carro o que pode ser?
Imagem: quadis.es
Imagem: sabelotodo.org
1 de 3
O que acontece se eu ficar sem óleo no carro