Partilhar

Quais os tipos de capacetes para motos

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quais os tipos de capacetes para motos
Imagem: motoadictos.com

No mercado há uma infinidade de modelos de capacetes de moto em função do desenho ou do material, mas podemos catalogá-los em três grandes tipos com base no nível de proteção que oferecem. O normal é que à medida que são mais seguros sejam mais incômodos. Isto é algo inevitável, mas antes de optar por um tipo de capacete ou outro você deve avaliar a importância que tem este elemento de segurança. Em umComo.com.br explicamos a você quais os tipos de capacetes para motos.

Também lhe pode interessar: Como decorar capacetes de moto

Capacetes abertos

Os capacetes abertos são os mais cômodos e os mais estéticos, por isso são os preferidos por muitos motociclistas, especialmente no verão, quando o calor aperta. No entanto, são muito pouco seguros pelo que está previsto que sejam retirados já que não cumprem sua função. Atualmente, são permitidos apenas para usar como medida de segurança nos ciclomotores.

Quais os tipos de capacetes para motos - Capacetes abertos

Capacetes integrais

Os capacetes integrais são os mais seguros, já que devido à sua forma oferecem proteção tanto para a cabeça como para o rosto e a mandíbula, de modo que protegem completamente o motorista da moto contralesões nestas áreas vulneráveis durante uma queda.

Dentro desta categoria geral de capacetes integrais, podemos encontrar muitos tipos de capacetes em função dos materiais com os quais sejam fabricados: termoplástico, fibra, etc.

Quais os tipos de capacetes para motos - Capacetes integrais

Capacetes modulares

Os capacetes modulares, também conhecidos como jet ou semi-jet, são muito similares aos integrais, com a diferença de que a parte que protege o queixo pode ser aberta. Deste modo, com este tipo de capacete pode-se ganhar em comodidade, mas na mesma medida perde-se em segurança na hora de viajar de moto.

Quais os tipos de capacetes para motos - Capacetes modulares

Considerações

Antes de escolher um tipo de capacete ou outro, tenha em conta que quando você viaja na moto este elemento de proteção pode marcar a diferença entre um acidente leve ou grave quanto às suas consequências. É importante escolher bem o tamanho do capacete, verificar que ele lhe permita mover a cabeça com facilidade para os lados, e que a visibilidade frontal seja completa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os tipos de capacetes para motos, recomendamos que entre na nossa categoria de Motos.

Escrever comentário sobre Quais os tipos de capacetes para motos

O que lhe pareceu o artigo?

Quais os tipos de capacetes para motos
Imagem: motoadictos.com
1 de 4
Quais os tipos de capacetes para motos

Voltar ao topo da página