Partilhar

Quais são os procedimentos para comprar um carro usado

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quais são os procedimentos para comprar um carro usado
Imagem: tallervirtual.com

No momento de comprar um carro em segunda mão sabemos que é fundamental revisar determinados pontos chaves para termos a certeza de que o veículo está em perfeitas condições e ter a segurança de estar realizando uma boa compra. Uma vez superado este passo, você deve cumprir uma série de procedimentos administrativos e legais para finalizar a compra. Por isso, neste artigo de umComo mostramos um resumo de quais são os procedimentos para comprar um carro usado.

Passos a seguir:
1

Antes de realizar a compra de um carro em segunda mão é imprescindível que verifique se o vendedor, se for um particular, está em dia com os seguintes pagamentos e aspectos:

  • O Imposto de Circulação.
  • A Inspeção Veicular.
  • Comprovar a quilometragem real e a antiguidade do veículo, bem como pedir o livro de manutenção e as faturas das reparações anteriores.
  • Consulte o documento Renavam do veículo para dispor de um relatório do carro que alegue que não tem multas, embargos, ônus, etc.
2

O contrato de compra e venda. O contrato que formaliza a ação de comprar e vender o veículo deve estar assinado por ambas as partes. É importante que o comprador fique com uma cópia do mesmo. Caso efetue a compra em uma concessionária, você receberá uma fatura da Nota fiscal de compra da empresa.

3

Realizar a mudança de titularidade. Este é outro dos procedimentos que deve ser realizado no momento de comprar um carro usado. O vendedor conta com um prazo de 10 dias para comunicar a venda de seu carro para o departamento de trânsito e pedir a mudança do titular do veículo, o qual foi assinado por ambas partes.

4

Pagamentos. O normal é que o comprador do carro de segunda mão se encarregue de pagar as taxas correspondentes à mudança de titularidade e transferência do veículo, que deve efetuar no departamento de trânsito de sua comunidade autônoma.

5

Por último, você deve saber que o comprador do carro usado dispõe de um prazo de 30 dias para realizar a inscrição de seu novo veículo no Registro de Veículos do Departamento de trânsito. A documentação necessária para efetuar este trâmite é a seguinte:

  • Cópia do contrato de compra.
  • Cópia do RG do vendedor.
  • Realizar a mudança de titularidade.
  • Documentação do automóvel: IPVA. licenciamento, inspeção veicular, seguro.
  • Documento de transferência do veículo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os procedimentos para comprar um carro usado, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário sobre Quais são os procedimentos para comprar um carro usado

O que lhe pareceu o artigo?

Quais são os procedimentos para comprar um carro usado
Imagem: tallervirtual.com
Quais são os procedimentos para comprar um carro usado

Voltar ao topo da página