Partilhar

Qual é a importância de usar o cinto de segurança

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual é a importância de usar o cinto de segurança
Imagem: automotores-rev.com

Usar o cinto de segurança no veículo evitaria uma alta porcentagem de mortes causadas por acidentes de trânsito, algo demonstrado por todas as investigações e estudos realizados até hoje. Foi provado que o cinto é a ferramenta de segurança mais eficaz para prevenir as consequências de qualquer acidente de trânsito. Neste artigo de umComo.com.br explicamos a importância de usar o cinto de segurança, coloque-o sempre e proteja sua vida na estrada.

Também lhe pode interessar: Placas de trânsito e seus significados
Passos a seguir:
1

O cinto de segurança tem como principal função segurar e manter o passageiro no seu lugar, minimizando as feridas em caso de colisão, evitando que a pessoa saia disparada, que bata contra elementos duros do interior do carro e se mexa dentro do veículo. Lembre-se que o cinto de segurança é um seguro de vida, por isso não se esqueça dele, use-o sempre e dirija de forma segura.

2

Não importa se você vai fazer um trajeto de curta, média ou longa distância, urbano, pela auto-estrada, etc. É obrigatório usar sempre o cinto de segurança pois a maioria de acidentes de trânsito que acontecem são imprevisíveis e você nunca sabe se irá passar por esta situação a qualquer momento.

3

Considere também que o uso do cinto de segurança é tão importante nos bancos da frente como traseiros do veículo. Usar o cinto no banco traseiro não só protege esses passageiros mas também reduz o risco de morte do motorista e do copiloto em um acidente. Foi demonstrado que um passageiro com um peso de 50 kg que viaja na parte de trás do veículo que circula a 50 km/h pode produzir uma força de 3000 kg sobre o banco da frente em seu deslocamento.

4

Para compreender a importância de colocar o cinto de segurança é necessário conhecer o que acontece no interior de um carro em caso de acidente. No momento em que ocorre uma colisão, no veículo se produzem dois impactos: o primeiro é a colisão em si, e o segundo é a colisão dos ocupantes com o carro que pode jogá-los para fora dele. Pense que quando se produz uma colisão, o automóvel pára de forma brusca mas os passageiros continuam se movendo na mesma velocidade, e o impacto pode chegar a ser mortal.

5

Antes de ligar o veículo, é fundamental dedicar alguns segundos e colocar o cinto de segurança corretamente. A parte de baixo do cinto sempre deve ficar acima da coxa e nunca no abdômen. Também é importante ajustar a altura de fixação superior do cinto para que não seja muito elevada nem muito baixa, o correto é que ela fique de tal forma que o cinto esteja levemente apoiado sobre o ombro e bem centralizado.

6

Por tudo isso, o uso do cinto de segurança é imprescindível para proteger sua vida ao volante e a de todos os passageiros de um veículo, e claro, não é substituível por outros métodos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a importância de usar o cinto de segurança, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário sobre Qual é a importância de usar o cinto de segurança

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Deysiele pereira Gonçalves
Eu gostaria de saber qual a importância do cinto de segurança😘😘😘😘😘
A sua avaliação:
maria kauane
acho tmb é muito importamte
joseel dias marques
para proteger no transito dos acidentes
Zito
Segurar a vida dos passageiro,durante a viagem,e fixar os passageiro no caso de acidente com que nao se espalhem.

Qual é a importância de usar o cinto de segurança
Imagem: automotores-rev.com
Qual é a importância de usar o cinto de segurança

Voltar ao topo da página