Auto escolas

Quantas aulas de direção são necessárias

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quantas aulas de direção são necessárias

Se está pensando em tirar a carteira de motorista e está conferindo os preços, com certeza que sabe que o custo das aulas práticas é uma das variáveis mais relevantes. Neste ponto, é importante saber quantas aulas práticas terá que fazer, aproximadamente, para ir bem preparado para o exame prático de direção. A verdade é que não existe uma resposta única para esta questão, no entanto em umComo.com.br damos algumas orientações sobre quantas aulas de direção são necessárias.

Também lhe pode interessar: Como fazer baliza corretamente

Passos a seguir:

1

A primeira coisa que deve saber sobre esta questão é que no Brasil é obrigatório fazer aulas práticas de direção com um profissional antes de se apresentar para a prova prática. Por isso, para fazer a prova e tirar carta é necessário ter tido aulas práticas anteriormente.

2

Mesmo que fosse permitido, seria inviável. Primeiro, porque é quase impossível que passe na prova sem fazer nenhuma aula prática; segundo, porque não encontraria uma autoescola para fazer a prova sem ter feito nenhuma aula antes. A Denatran exige que faça, pelo menos, 25 horas de aulas práticas antes de fazer a prova. Não existe a opção de fazer a prova sem passar pela autoescola pois não cumpriria com este requisito mínimo.

3

A falta de recursos faz com que alguns alunos queiram reduzir o número mínimo de aulas práticas para tirar a carteira de motorista, mas o resultado pode ser pior na hora de fazer a prova prática. Com isso fica claro que as aulas práticas são realmente um investimento e não devem ser vistas simplesmente como uma despesa.

4

Na hora de determinar quantas aulas de direção são necessárias (passando da carga mínima), seu professor de autoescola é o profissional que o pode assessorar melhor. Se pela razão que for, você já souber dirigir, provavelmente bastaria fazer cinco aulas práticas para poder passar na prova prática à primeira.

5

Se pelo contrário, não sabe dirigir e além disso também não tem muita habilidade, precisará de até 30 aulas práticas. Neste caso, recomendamos que procure entre as autoescolas até encontrar uma que ofereça um bom preço mas sem reduzir a qualidade da formação.

6

Há outros futuros motoristas que precisam de muito mais que 30 aulas para poder passar na prova. O importante é que escute o seu professor da autoescola e se deixe guiar por ele. Pense que dirigir um carro é uma atividade que pode chegar a ser muito perigosa. São muitas as pessoas que cada ano perdem a vida na estrada.

7

Com estas considerações, esperamos que possa ter uma ideia aproximada de quantas aulas de direção são necessárias para poder obter a carteira de motorista.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quantas aulas de direção são necessárias, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Quantas aulas de direção são necessárias