Formação de condutores

O que é aquaplanagem

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 16 novembro 2023
O que é aquaplanagem

Ter tudo sob controle quando você dirige um veículo é essencial na hora de prevenir acidentes. Nem tudo depende de você, já que outros fatores, como trânsito e habilidade de outros motoristas, entram em jogo, mas pelo menos você deve garantir que tudo o que dependa de você esteja ajustado. Nesse sentido, é importante evitar a aquaplanagem, que é a separação entre a superfície do pneu e a estrada devido a uma camada de água.

Alguns fenômenos como a aquaplanagem comprometem seriamente a condução de um carro, pois podem surpreender o motorista a qualquer momento. O estado da estrada e as condições do tempo também têm uma grande influência nesse sentido. Embora nem sempre possa ser evitado, às vezes é possível se proteger com conhecimento e experiência necessários ao volante. Para descobrir o que é aquaplanagem e como evitá-la, além de saber como agir se isso acontecer, no umCOMO, recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Como é psicotécnico detran

Índice

  1. O que é aquaplanagem e por que ela acontece
  2. Como evitar a aquaplanagem
  3. Aquaplanagem: o que fazer

O que é aquaplanagem e por que ela acontece

Aquaplanagem é a separação que ocorre entre a superfície do pneu e a estrada devido a uma camada de água. Essa situação acontece gradualmente com chuva intensa, tanto pelo aumento da velocidade do carro quanto pelo acúmulo de água na estrada.

As condições sob as quais a aquaplanagem causa uma perda total de controle de veículos afetam apenas 1% dos casos na estrada e 0,1% dos acidentes. Isso acontece quando os 4 pneus perdem a adesão total à estrada.

É um evento muito raro e que, na maioria dos casos, apenas parte da roda perde contato com a superfície da estrada. Se você passar por poças de água enquanto dirige, pode acontecer que você sinta tensão nos pneus afetados: é uma força que gera assimetria, mas nesses casos o contato das rodas é mantido com a superfície da estrada, pelo menos parcialmente.

A aquaplanagem também pode ser produzida pelas seguintes causas:

  • A drenagem inadequada da estrada pode ser uma das causas pela qual a água não é filtrada e depositada no solo, aumentando assim o risco de aquaplanagem.
  • O design do desenho dos pneus pode ajudar a canalizar a água melhor ou pior.
  • Profundidade do desenho: a evacuação da água será menos eficaz se os pneus estiverem muito gastos. Legalmente, são 1'6 milímetros, mas é recomendável que a profundidade seja maior que os 2 milímetros.
O que é aquaplanagem - O que é aquaplanagem e por que ela acontece

Como evitar a aquaplanagem

Quer evitar e/ou reduzir o risco de aquaplanagem quando dirige em dias de chuva? Para isso, no umCOMO, damos as seguintes dicas:

  • Verifique regularmente a pressão dos pneus: para evitar situações de aquaplanagem ao dirigir o carro, é recomendável que você verifique a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês. Ajuste a pressão de acordo com as recomendações do fabricante para reduzir o risco de perder o controle do carro, especialmente em pista molhada.
  • Adapte a velocidade às condições da estrada: quando chover intensamente, a visibilidade é reduzida e a distância de frenagem aumenta. Portanto, é sempre mais seguro reduzir a velocidade. A redução da velocidade nessas circunstâncias também reduz o risco da aquaplanagem total, ou seja, a perda de adesão nos quatro pneus.
  • Desconecte o modo de controle de cruzeiro: se você ativou o controle de cruzeiro, deve desativá -lo para recuperar o controle manual do carro enquanto dirige.
  • Preste atenção o mais distante possível: se você tiver uma visão da estrada adiante, poderá visualizar antecipadamente qualquer poça grande na lateral da estrada onde a aquaplanagem possa acontecer. Dessa forma, você evitará ser surpreendido, especialmente nos dias mais chuvosos.
O que é aquaplanagem - Como evitar a aquaplanagem

Aquaplanagem: o que fazer

Quando acontece a aquaplanagem, o motorista sente uma sensação de flotabilidade no eixo dianteiro, ou seja, uma sensação muito semelhante ao dirigir em placas de gelo. Quando isso ocorre, é muito fácil girar o volante e, consequentemente, a aquaplanagem causa a perda de direção.

Se você passar por uma situação de aquaplanagem em uma reta, é essencial que você mantenha a calma. Não faça nada com o volante, mantenha -o parado e solte o acelerador suavemente. Quando o carro reduzir a velocidade, você vai recuperar o controle.

Se a aquaplanagem acontecer em uma curva, você deverá seguir o mesmo procedimento, mas, em vez de deixar o volante na direção reta, você deve virar um pouco, desenhando a curva pela qual você está passando. Não tente girar o volante mais do que precisa, pelo menos até que o veículo recupere a aderência na estrada.

É importante que você saiba que nunca deve parar em uma situação de aquaplanagem. Se fizer isso, os pneus serão bloqueados quando entrarem em contato com o asfalto, fazendo com que você perca o controle do carro facilmente.

Agora que você sabe sobre aquaplanagem: o que é e como evitá-la, você também pode estar interessado nesses artigos sobre Quais as diferenças de pneus de verão e de inverno e Como escolher pneus de carro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é aquaplanagem, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
O que é aquaplanagem