Partilhar

Como regular o farol do palio

Como regular o farol do palio

Faróis desregulados não iluminam na proporção e na direção certas e podem comprometer a segurança rodoviária. A regulagem muito alta pode ofuscar a visibilidade do motorista que circula em sentido contrário. Se estiver muito baixa, pode não iluminar o suficiente. Assim, é importante manter os seus faróis bem regulados para que nenhuma das situações aconteça. A regulagem deve ser feita a cada 6 meses, uma vez que a trepidação que o carro sofre no cotidiano pode alterá-la. Se gostaria de aprender a fazer isto em sua casa e evitar custos de oficinas especializadas, continue lendo esse artigo do umComo e descubra como regular o farol do palio.

Também lhe pode interessar: Como alinhar os faróis do carro
Passos a seguir:
1

Para regular o farol do palio, coloque o carro em uma pista plana à noite para analisar o problema. Acenda o facho baixo, não a lanterna que muitos acendem para marcar o posicionamento. Analise o facho projetado em um carro à frente do seu.

2

O facho baixo deve definir nitidamente uma linha horizontal do lado esquerdo, assim como uma linha inclinada para cima, do lado direito. A iluminação deve ser projetada na parte inferior, sem que a parte de cima seja iluminada.

Como regular o farol do palio - Passo 2
3

O farol do lado esquerdo e do lado direito devem iluminar da mesma forma e ter inclinação para cima do lado direito da pista, onde se encontram as placas e o acostamento.

4

Observe as linhas horizontais para verificar se estão alinhadas. Uma linha mais alta do que a outra indica que os faróis estão desregulados. O ideal é que as duas linhas projetem levemente para baixo.

5

Quando o veículo da frente andar, procure perceber se a linha do facho se desloca para baixo. Se subir ou se se mantiver alinhado, é necessário proceder à regulagem do farol do palio.

6

Para regular o farol do palio, pare a viatura em um local plano e garanta que os pneus estão calibrados. Marque a parede com as medidas dos centros dos dois faróis (direito e esquerdo) e a distância exata até ao solo.

7

Recue o carro para trás o máximo possível sem tocar na direção. A distância deve ser de, no mínimo, três metros. Contudo, a distância ideal é de 5 metros. Para cada metro recuado, deve ser feita uma marca descendo um centímetro da marca original.

Como regular o farol do palio - Passo 7
8

Marque uma linha horizontal em duas folhas de papel sulfite, do centro para a esquerda e inclinada 15 graus para cima do centro para a direita.

9

Cole o papel de forma a que o vértice da linha desenhada assente sobre a segunda marca deslocada para baixo. Essas são as referências exatas para esse procedimento.

10

Acenda o facho baixo e encontre os parafusos de regulagem, Em cada farol existem dois parafusos, sendo que um serve para fazer a regulagem vertical e outro para a regulagem horizontal. Gire-os até as linhas de projeção coincidirem com as marcações efetuadas.

Como regular o farol do palio - Passo 10
11

Nota

Os especialistas recomendam que as lâmpadas dos faróis sejam sempre originais. Os tipos de lâmpadas incluem as incandescentes, incandescentes halogenas e de xenônio (xênon). Segundo o Conselho Nacional de Trânsito, a potência máxima de uma lâmpada de farol deve ser de 68W.

12

Agora que já sabe como regular o farol do palio, dê uma olhada nesses artigos que podem ser do seu interesse:

Como polir os faróis do carro

Como limpar os faróis do carro

Como dirigir à noite

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como regular o farol do palio, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário sobre Como regular o farol do palio

O que lhe pareceu o artigo?

Como regular o farol do palio
1 de 4
Como regular o farol do palio

Voltar ao topo da página