Partilhar

Como dirigir um veículo com câmbio automático - o guia definitivo!

O câmbio automático, também conhecido como mudanças automáticas, é um sistema colocado em carros e motocicletas que permite a troca de marcha. Ao contrário do sistema da caixa manual, não existe um pedal de embreagem nem se fazem trocas de marchas, uma vez que estas são automáticas. Este sistema efetua a troca da marcha através da relação entre a velocidade e a rotação do motor, sendo a mudança quase imperceptível para o condutor. Dirigir um carro automático é bem mais simples do que pode parecer. Continue lendo esse artigo do umCOMO para saber como dirigir um veículo com câmbio automático.

Passos a seguir:
1

A primeira coisa que você deve saber é o significado de cada um dos comandos do câmbio automático, assim tem as seguintes opções:

  • P - Park: esta posição bloqueia as rodas de tração, daí ser utilizada para estacionar, para dar a partida e desligar o motor do automóvel.
  • R - Reverse: esta posição apenas deve ser colocada com o carro parado e é utilizada quando o condutor pretender fazer marcha à ré.
  • N - Neutral: o chamado de ponto morto ou neutro. Com este comando, o carro fica com todas as rodas livres e nenhuma marcha engatada. Você pode utilizar esta posição para dar a partida ou para desligar o automóvel, não bloqueando as rodas de tração.
  • D - Drive: tal como o nome indica, esta posição serve para andar com o carro para a frente e é utilizada na maior parte do tempo. Ao colocar a alavanca nesta posição, seria como se estivesse colocando a 1ª mudança, sendo as seguintes colocadas à medida que a velocidade/rotação aumenta.
  • 4-3-2-1 (L): estas posições são utilizadas para efetuar o bloqueio das marchas 4, 3, 2 e 1. O bloqueio é utilizado em situações extremas, em que o carro troca várias vezes de uma marcha para a outra, impedindo que o carro troque as marchas automaticamente. Por exemplo, se estiver declive acentuado, ao colocar a alavanca na posição 2, estará impedindo que o veículo troque automaticamente para a posição 3.

Dica: A alavanca costuma ser encontrada no lado direito da coluna de direção ou entre os bancos de passageiro e motorista, no chão.

Como dirigir um veículo com câmbio automático - o guia definitivo! - Passo 1
2

No momento de acionar a ignição de um carro com câmbio automático, lembre-se que é necessário primeiro pisar o pedal do freio para libertar o engate e mudar a alavanca da posição P (estacionar) para a posição D (dirigir) e, só depois, soltar o freio de mão. Se a alavanca está localizada na coluna de direção, é provável que a indicação das marchas possa ser encontrada no painel de instrumentos, junto ao velocímetro.

Sugestão: Descubra quais são as diferenças entre cambio manual, automático e automatizado com esse artigo detalhado do umCOMO!

3

Se está fazendo alterações na coluna de direção, puxe a alavanca na sua direção antes de empurrar para baixo ou para cima e, assim, trocar de marcha. Caso os câmbios sejam localizados no chão, é comum existir um botão lateral que destrava a alavanca antes de trocar para a marcha desejada. Saiba mais, lendo o artigo como utilizar o câmbio automático de forma correta.

Quando você quiser colocar na posição R (marcha à ré), o carro deverá estar totalmente parado e só depois poderá acionar este comando.

4

Se estiver em um aclive íngreme, você deve colocar a marcha 1 ou L (Low), uma vez que é a marcha de maior força. Caso contrário, se estiver em um declive acentuado, mantenha sempre na posição D, pois mantém o freio do motor accionado.

5

Não esqueça que, quanto mais você acelerar, mais o carro vai aumentar de velocidade e mudar as marchas no momento exato!

Extra: Acesse esse artigo para saber quais são as vantagens de um carro com câmbio automático.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dirigir um veículo com câmbio automático - o guia definitivo!, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário sobre Como dirigir um veículo com câmbio automático - o guia definitivo!

77 comentários
wilsonde amorim duarte
gostaria de ter uma explicaçao como dirigir um carro automático,pois é a primeira vez que vou dirigir um
OLDEMAR SILVA DE JESUS
RENOVEI MINHA CNH RECENTEMENTE POIS HA MAIS DEZ ANOS NÃO DIRIGIA.E AINDA TENHO MUITA DIFICULDADE DE DIRIGIR SOZINHO, NA VERDADE MAIS PRATICA E EXPERIENCIA.SOLICITO
QUE ME ENVIEM ORIENTAÇÕES POIS NAS AUTO-ESCOLAS É DIFICIL CONSEGUI-LAS.- QUA\NTO AO ARTIGO É MUITO BOM E ESCLARECEDOR VCS ESTÃO DE PARABENS, MAS ME AJUDEM POR FAVOR. GRATO E SAUDAÇÕES
A sua avaliação:
CLAUDIO ALVES
muito bom ,gostei muita das dicas como dirigir um carro de cambio automatico.
Editor umComo.com.br
Valeu Claudio! Continue seguindo os artigos do umCOMO :)
ricardo moreira
Quando dirijo um carro automatico, paro no semaforo ou outra parada devo colocar no N (neutro) ou não ?
Anônimo
Não. Na posição "N", a caixa de cambio fica sem lubrificação. Além do mais, os câmbios mais modernos já simulam o "N" quando o carro está parado em "D".
hilton
Boa noite gostari de saber se todas as vezes que eu parar o carro no transito tenho de colocar o cambio no N
maxwell borges
Eu que sou atrapalhado num câmbio manual, gostei das dicas sobre o câmbio automático
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Maxwell! Ainda bem que as dicas foram úteis para você! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)
Samuel Gabel
O carro enquanto frio, não muda as marchas, ficando na primeira ate uma rotação de + de 30.
è problema de regulagem, ou algum defeito. carro quantum 1992 automatica
jose alves da silva
É necessário um teste drive com um instrutor; ou só conhecer funções e siglas?
RAFHAEL
TUDO BEM EDSON , MAS INDIRETAMENTE VOCÊ QUIS CORRIGIR O PESSOAL, O ASSUNTO AQUI É REFERENTE A CARRO AUTOMÁTICO E NÃO REDAÇÃO. NEM OPINAR VOCÊ OPINOU. Daí Misericórdia senhor
A sua avaliação:
Higino Tomás.
Estando nos sumáferos,tenho que por o cambio no N ou manter no D?

1 de 2

Voltar ao topo da página