Partilhar

Com que frequência devo trocar o fluído dos freios

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Com que frequência devo trocar o fluído dos freios

O fluído dos freios é uma parte fundamental do sistema de freios do veículo, e é fundamental que este se encontre em perfeitas condições e em níveis ideais para que o automóvel freie de forma adequada diante de qualquer situação na estrada. É por isso que por motivos de segurança e para levar a cabo uma condução responsável, é importante ter conhecimentos sobre a frequência com a qual ele deve ser reposto. Descubra todos os detalhes a este respeito no seguinte artigo de umComo, no qual damos resposta à pergunta com que frequência devo trocar o fluído dos freios.

Também lhe pode interessar: Como trocar o fluido de freio de um carro

A cada quantos quilômetros devo trocar o fluído dos freios

Os especialistas assinalam que, em geral, é necessário trocar o fluído dos freios a cada 40.000 quilômetros percorridos ou a cada dois anos. Além disso, o fabricante também nos deve informar do período exato em que deve ocorrer a troca, e que o melhor é revisar o estado do fluído dos freios cada vez que o carro for submetido a uma prova de manutenção ou reparação.

Tenha em conta que se trata de uma tarefa bastante importante que não devemos ignorar, pois uma queda de nível no fluído dificultará a frenagem normal do veículo pondo em risco sua segurança na estrada.

Por que é importante revisar o fluído dos freios

O fluído dos freios caracteriza-se por estar sempre funcionando em temperaturas muito altas no sistema hidráulico de freios do carro, e ainda, tem a propriedade de absorver a umidade. Agora, quando se produz um acúmulo excessivo de umidade no líquido, ele acaba se convertendo em gotas que podem ferver formando borbulhas de vapor e chegar a cortar os freios, motivo pelo qual é tão importante revisar o fluído dos freios de forma periódica.

Além disso, à medida que o fluído dos freios vai absorvendo a umidade, vai ficando cada vez menos resistente ao calor e à corrosão, o que pode pôr em perigo o bom funcionamento do sistema de frenagem do carro.

Como mudar o fluído dos freios

Agora que você já sabe com que frequência deve trocar o fluído dos freios, observe que o melhor é que a revisão se realize em uma oficina mecânica, pois lá contam com ferramentas especiais que permitem medir a umidade presente no fluído dos freios. Ainda assim, também é uma tarefa que você pode realizar, tendo sempre muito cuidado já que se trata de um fluído bastante corrosivo, pelo que se deverá proteger muito bem. Quer saber como fazer? Consulte o artigo Como trocar o fluído dos freios de um carro e descubra o passo a passo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Com que frequência devo trocar o fluído dos freios, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário sobre Com que frequência devo trocar o fluído dos freios

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
antonio pereira gomes
tenho um voyage 1.0 as vezes quando eu ligo o carro que vou sair ele morre quando para no sinal ele morre o que será ?

Com que frequência devo trocar o fluído dos freios
Com que frequência devo trocar o fluído dos freios

Voltar ao topo da página