Adicionar fluido de freios ao carro

Como trocar o fluido de freio de um carro

Como trocar o fluido de freio de um carro
Imagem: tallervirtual.com

Trocar e sangrar o fluido de freio é uma operação delicada, já que se não for bem feito pode comprometer sua segurança na hora de dirigir, por isso leia bem este artigo e faça só se tiver certeza.

Também é perigoso trocar o fluido de freio porque se trata de um elemento muito corrosivo, de modo que se for fazê-lo proteja bem os olhos e as mãos. Você vai precisar de uma pessoa para o ajudar. Em umComo.com.br explicamos-lhe passo a passo como trocar o fluido de freio de um carro.

Vai precisar de:

  • Óculos protetores e luvas
  • Fluido de freio
  • Duas seringas
  • Recipiente para o líquido velho
  • Chave para abrir o sangrador
  • Conexão de borracha
  • Chave para trocar as rodas.
  • Macaco

Passos a seguir:

1

Se você não detectar nenhum problema antes, bastará trocar o fluido de freio do seu carro a cada dois anos ou a cada 40.000 quilômetros percorridos.

2

Abra o capô do veículo, que deve estar desligado e em um lugar plano. Você deverá usar uma seringa diretamente sobre o recipiente do fluido de freio do carro para extrair o antigo. Insira o novo imediatamente. O objetivo é evitar que entre ar no sistema. Se isto ocorrer, os freios não serão 100% eficientes, de modo que preste muita atenção neste ponto.

3

A seguir, tire cada uma das rodas do carro, para poder ter acesso ao sangrador da pinça de freio. A ordem que você deve seguir para esta operação é a seguinte:

  • Roda traseira esquerda.
  • Roda traseira direita.
  • Roda dianteira esquerda.
  • Roda dianteira direita.
4

Em cada uma das rodas, o que você tem que fazer é o seguinte: primeiro, retire a proteção de plástico do tubinho que sai do bomba do freio. Depois, você deve colocar nele uma conexão de borracha. Na outra extremidade deste instrumento você deverá colocar um recipiente onde depositará o líquido antigo.

5

Uma vez que estes conectores estejam da forma correta, comece a sangrar. Antes de afrouxar o parafuso do sangrador, seu colega deve bombear, isto é, pisar o freio repetidamente, mas sem chegar no fundo.

6

Depois, você deve abrir o sangrador e seu ajudante deve pisar lentamente no freio até chegar ao fundo, para começar a esvaziar. A pisada deve ser lenta e, quando chegar ao fundo, seu ajudante deverá avisar para você fechar o sangrador.

7

Após fazer esta operação com a primeira roda, você deverá abrir o capô e conferir que o nível do fluido de freio no recipiente esteja entre os níveis mínimo e máximo. Se não chegar ao mínimo, preencha-o antes de continuar com a roda seguinte e feche o recipiente.

8

Cada vez que terminar a operação em cada roda, além de verificar o nível do fluido de freio do recipiente, feche bem o sangrador, retire a conexão e coloque a proteção de plástico, para depois colocar a roda novamente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como trocar o fluido de freio de um carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Sérgio Chin
Muito bem. Valeu a dica. Já ta na hora de trocar o meu fluido dos freios
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Sérgio! Que bom saber que as informações foram úteis para você! Muito obrigada pelo seu comentário e boa sorte para fazer esse procedimento ;)
Paulo Costa
Boa tarde, falam que tem que colocar uma madeira atras do pedal do freio isso procede ?
Wagner cardoso
Boa noite! Como devo fazer a troca de óleo do freio ABS do vectra automático elite 2.0?
Imagem: tallervirtual.com
Como trocar o fluido de freio de um carro