Partilhar

Como controlar o nervosismo ao dirigir

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como controlar o nervosismo ao dirigir

Você fica nervoso/a quando se senta ao volante? Sente ansiedade ao dirigir? Em caso afirmativo, será necessário que tome medidas para controlar este nervosismo para poder dirigir sem nenhum problema. Dirigir não é uma brincadeira e sempre devemos ter precaução e respeito ao circular pela estrada, mas não podemos permitir que o medo nos supere. É por isso que neste artigo de umComo explicamos a você como controlar o nervosismo ao dirigir.

Também lhe pode interessar: Como diminuir a ansiedade ao dirigir
Passos a seguir:
1

Ao começar a dirigir, é totalmente comum e lógico que nos sintamos nervosos ao volante, pois dirigir um veículo não é algo banal e devemos nos habituar a isso. No entanto, quando o nervosismo se converte em algo habitual e inclusive nos impede de circular, temos um problema.

O medo ou pânico de dirigir veículos é conhecido como amaxofobia, e a verdade é que sem necessidade de chegar até ao extremo deste transtorno, muitas pessoas -apesar de serem capazes e de estarem habilitadas para isso- ficam muito nervosas ao se sentar em frente ao volante. É por isso que é necessário saber como superar o medo de dirigir.

2

Consequentemente, é importante tomar medidas para reduzir este nervosismo que aparece ao dirigir, já que não só representa um problema para a pessoa que sofre dele, como também se converte em um risco para o resto dos motoristas e pedestres.

Se o estresse for produzido por causa de algum motivo em concreto, como poderia ser um trauma por acidente de trânsito no passado, será imprescindível atuar diretamente sobre a razão que está provocando o nervosismo ao dirigir. As pessoas que se encontram nesta situação provavelmente devem ir a um psicólogo ou médico especialista para obter ajuda e colocar em prática uma solução para o seu problema.

Como controlar o nervosismo ao dirigir - Passo 2
3

Em qualquer caso, existem algumas recomendações que poderão ser usadas antes de sair com o carro para se tranquilizar e conseguir superar a ansiedade. Portanto, um dos fatores mais importantes será controlar a nossa respiração para poder relaxar, pois apesar de respirarmos de forma inconsciente, é necessário fazê-lo corretamente. É por isso que a respiração abdominal é a mais apropriada para aprender a controlar o nosso nervosismo ao volante e diante de qualquer outra situação.

4

Algumas pessoas podem controlar o seu nervosismo ao dirigir se estiverem acompanhadas de outra pessoa para se sentirem mais seguras, por isso uma boa terapia pode ser pedir a alguém que faça a função de copiloto.

No entanto, outros se alteram mais quando estão acompanhados, principalmente, se ficam corrigindo ou interrompendo constantemente enquanto a pessoa dirige, por isso cada um deverá avaliar qual é a melhor opção.

Como controlar o nervosismo ao dirigir - Passo 4
5

Da mesma forma, será apropriado praticar em alguma zona segura, como um estacionamento ou um terreno vazio para pouco a pouco ir ganhando confiança ao volante. Posteriormente, deverão ser realizados trajetos curtos para se habituar ao trânsito na estrada sem supor um risco.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como controlar o nervosismo ao dirigir, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário sobre Como controlar o nervosismo ao dirigir

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Marizete Mª de Barros Rocha
Bom dia! Sou habilitada a quase 9 anos, dirigi só 2 meses até dar carona p sua pessoa embriagada que me deixou mt nervosa, eu pisava na embreagem ele mudava a marcha gritava o tempo todo comigo e com as pessoas de fora, teve uma hora que fiquei tão nervosa que deixei o carro apagar e não dava conta de ligar, quando sai esqueci até a seta fiquei em estado de choque. E nesse tempo todo só de sentar no banco do motorista eu sentia todos aqueles transtornos tipo: taquicardia tremedeira e mt mais coisas. Emfim hj tô tentando td novamente pois trabalho longe enfrento 2 onibus coletivos e demorados. Peguei umas aulas até deu para superar o nervossismo,mas ainda não tô conseguindo dirigir sozinha. Não sou perfeita mas me cobro mt,tenho medo de sair e o carro apagar, medo da reação dos outros motoristas. Sofro mt com isso td. Tenho carro e vou para o trabalho de onibus, e para chegar até o ponto ando mais de 1 km. Por favor se vcs tiverem como me ajudar serei eternamente grata desde já obrigada. Marizete.
Rosangela
Oi !! Sou habilitada a 8 meses mais não consigo dirigir sozinha; quando estou com alguém fico nervosa mais controlo !Se estou sozinha não consigo nem tirar o carro da garagem .Sou muito insegura pela fatua de prática . Ganhei um carro e mesmo assim não estou conseguindo : Não comento com ninguém pq não são capazes de intender e com isso sempre arrumo desculpa ! ME AJUDEM POR FAVORRR Abraços

Como controlar o nervosismo ao dirigir
1 de 3
Como controlar o nervosismo ao dirigir

Voltar ao topo da página