Controlo da manutenção da moto

Como fazer a revisão do motor de uma moto

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer a revisão do motor de uma moto
Imagem: motorpasionmoto.com

Ainda que todos os componentes sejam importantes, o motor da moto é algo similar ao seu coração, pelo que é conveniente fazer revisão regularmente. Se você verificar que tudo funciona corretamente sem ter notado nenhum problema, poderá poupar algum dinheiro em uma avaria séria. Em umComo.com.br explicamos-lhe como fazer a revisão do motor de uma moto.

Também lhe pode interessar: Como cuidar do motor de uma moto
Passos a seguir:
1

Para revisar o motor de uma moto é fundamental a partida, tanto a frio como a quente. Em ambos os casos, deve responder instantaneamente e a fumaça que sai pelo tubo de escape deve sair sempre limpa e não soltar cheiro a óleo demais.

2

É fundamental verificar o nível de óleo. Dependendo da moto, você poderá fazê-lo de uma ou outra forma, por isso é conveniente consultar o manual da sua moto.

Costuma haver um visor que permitirá a você verificar se o óleo se encontra entre os níveis mínimo e máximo, ou uma tampa com uma vareta. Além do nível, você deverá verificar que a cor e a consistência do óleo são adequadas.

3

Verificar o nível de refrigerante é um ato essencial para evitar avarias. Ele pode ser verificado a frio ou a quente, mas nunca se deve abrir o depósito a quente, para evitar queimaduras. Sempre que for verificar níveis de líquidos, a moto deverá estar sobre um terreno plano.

4

Verifique se o motor tem algo tipo de perda de líquidos e, caso veja algum resto, identifique qual é a origem. O melhor é ir ao mecânico nestes casos, para evitar uma avaria séria.

5

Algo que você também deve controlar são as velas da moto. Se estiverem gastas, a mota terá dificuldade de dar a partida. Se for as for trocar, deve fazê-lo com muito cuidado porque é um elemento muito frágil e, além disso, faz parte do circuito elétrico.

6

O filtro de ar do motor da moto deve estar sempre limpo. Se não for assim, será preciso queimar mais combustível do que o necessário para a moto andar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a revisão do motor de uma moto, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção da Moto.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: motorpasionmoto.com
Como fazer a revisão do motor de uma moto