Controlo da manutenção da moto

Como cuidar do motor de uma moto

Como cuidar do motor de uma moto
Imagem: thegaragecafe.wordpress.com

O esforço que dediquemos ao cuidado do motor de nossa moto será um grande investimento em dinheiro e em esperança de vida. Além disso, resultará em uma condução mais cômoda e segura, algo que tem uma grande importância em um veículo de duas rodas. Trata-se de pequenos gestos que prolongarão a vida de nossa motocicleta e, para que saibamos como fazer isso, em umComo.com.br explicamos com detalhe como cuidar do motor de uma moto.

Também lhe pode interessar: Quais são as peças do motor de uma moto
Passos a seguir:
1

Começamos pelo arranque. Quando ligamos o motor, especialmente se a temperatura exterior é muito baixa, temos de esperar alguns minutos antes de começar a marcha. O motivo é que o óleo estará na parte baixa do motor e não atingirá ainda as zonas superiores e, também, não terá a viscosidade necessária para cumprir sua função.

2

Um bom método para arrancar é bombear o acelerador apenas algumas vezes. Então, esperaremos que o fluxo da gasolina seja ativado e já poderemos arrancar com facilidade, para benefício de um bom cuidado do motor de nossa moto.

3

No caso de uma moto com caixa de mudanças, é recomendável ir mudando pouco a pouco sem forçar muito. A longo prazo, o motor nos agradecerá.

4

Em geral, em benefício da esperança de vida útil do motor de nossa motocicleta e, também, para nosso bolso e por questões ambientais, é adequado que realizemos uma condução eficiente.

5

Outro ponto importante no cuidado do motor de nossa motocicleta é óbvio, mas muitas vezes o deixamos de lado; trata-se de cumprir rigorosamente as diferentes manutenções que nos indica o fabricante.

6

Isto é especialmente importante no caso da mudança de óleo. Com o uso, este líquido será contaminando com partículas de metal e fuligem que podem chegar a danificar as diferentes partes do motor. Para um bom cuidado, devemos fazer as mudanças de óleo com regularidade.

Como cuidar do motor de uma moto - Passo 6
Imagem: linemoto.blogspot.pt
7

A cada três meses, com a motocicleta fria, deveremos fazer a lubrificação dos rolamentos do motor. É outra pequena ação em benefício do cuidado com o motor.

8

Também temos de limpar o motor para eliminar todos os restos de sujeira ou outros elementos acumulados à medida que percorremos os quilômetros. Podemos limpar usando uma pequena escova de dentes.

Como cuidar do motor de uma moto - Passo 8
Imagem:
9

Para ajudar a manter o motor limpo, é importante não tirar o para-lama de nossa motocicleta e, também deveremos limpá-lo com regularidade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar do motor de uma moto, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção da Moto.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
joão paulino
Muto bom o material...simples e didático, estou começando agora entender o mecanismo e outros...Parabéns e obrigado.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi João! Que bom saber que a informação foi útil para você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Imagem: thegaragecafe.wordpress.com
Imagem: linemoto.blogspot.pt
Imagem:
1 de 3
Como cuidar do motor de uma moto