Partilhar

Como verificar o óleo numa moto de 4 tempos

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como verificar o óleo numa moto de 4 tempos
Imagem: www.motociclismo.es

Como qualquer outro veículo a moto requer alguns cuidados mínimos para garantir o seu bom funcionamento e durabilidade. Um dos aspetos mais importantes é o óleo, dependendo do motor e do uso que lhe damos, deve ser verificado com frequência. No entanto, muitos proprietários estão cheios de dúvidas e não sabem por onde começar, e é por isso que neste artigo de umComo.com.br vamos explicar como verificar o óleo numa moto de 4 tempos.

Também lhe pode interessar: Como revisar o óleo de uma moto de 2 tempos
Passos a seguir:
1

Para que a nossa moto circule de forma adequada e eficaz é importante manter um bom nível de óleo. No caso dos motores de 4 tempos, a cada 1.000 km e antes de fazer uma viagem longa devemos dedicar uns momentos para medir o nível de óleo e substituir o que perdeu, isto para assegurar um funcionamento correto do seu veículo.

Se dirige geralmente em terrenos irregulares ou se vive numa cidade com uma atmosfera quente é conveniente verificar o óleo com mais frequência.

2

Para verificar o óleo de uma moto de 4 tempos, recomenda se dar uma pequena volta com ela para que o óleo chegue a circular pelo motor, de seguida volte para casa para realizar a revisão. Deixe a moto repousar durante 15 minutos para que o óleo volte a escorrer para o seu deposito.

Muitas pessoas recomendam medir o óleo a frio, no entanto esse método é considerado eficaz por apenas alguns mecânicos.

3

Após do tempo de espera, coloque a moto numa posição horizontal sem que esteja apoiada em algum tipo de suporte, retire a vareta e limpe-a. Volte a colocar a vareta no sito mas sem enroscar (muito importante) para medir o nível atual do óleo.

4

Existem vários tipos de varetas, mas todas têm indicadores eu sinalizam claramente os níveis mínimos e máximos de óleo que a moto deve ter. Ao retirar a vareta pode ver o nível atual de óleo, se estiver adequado pode voltar a enroscar e seguir viagem. Caso contrário deve encher até o nível desejado antes de continuar viagem.

5

É muito importante ter em mente que deve sempre usar o mesmo óleo quando estiver a repor o óleo perdido. Por isso cada vez que fizer a revisão e mudança de óleo, certifique se que compre mais de que uma unidade da mesma marca para guardar em casa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como verificar o óleo numa moto de 4 tempos, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção da Moto.

Escrever comentário sobre Como verificar o óleo numa moto de 4 tempos

O que lhe pareceu o artigo?

Como verificar o óleo numa moto de 4 tempos
Imagem: www.motociclismo.es
Como verificar o óleo numa moto de 4 tempos

Voltar ao topo da página