Mudar o termostato

Como instalar um termostato no meu carro

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como instalar um termostato no meu carro
Imagem: avtomaksimum.com

O termostato do carro tem como função manter a temperatura do motor constante. Por isso, controla o fluxo do líquido de refrigeração no radiador com o objetivo de manter uma temperatura adequada no motor. Sua forma é a de uma válvula metálica que tem uma mola que se abre quando esquenta. Está planejando trocar este acessório em seu veículo? Em umComo.com.br respondemos à pergunta de como instalar um termostato no seu carro.

Vai precisar de:

  • Chave de fenda
  • Selador de juntas
  • Termostato
  • Espátula
  • Luvas
  • Bandeja hermética
  • Junta
Também lhe pode interessar: Por que meu carro perde água

Passos a seguir:

1

Para instalar o termostato em seu carro, o motor tem que estar frio. Deve esvaziar o radiador, por isso tem que pôr o automóvel em um elevador. Depois, abra a tampa do vaso de expansão e coloque uma bandeja hermética embaixo da mangueira inferior do radiador para recolher o líquido de refração. Ele é tóxico e contaminante, por isso deve ter cuidado para não se intoxicar nem causar dano ao meio ambiente. Usar luvas é imprescindível.

Para que comece a sair o líquido do radiador, tem que desligar a mangueira inferior até que se esvazie por completo. Depois, feche completamente o recipiente no qual recolheu o líquido e separe-o para levar a um centro de tratamento de resíduos.

2

Agora, tem que desmontar o termostato anterior. Para isso deverá desligar a mangueira ou as mangueiras e tirar os parafusos da tampa. Quando chegar ao termostato, observe bem sua posição porque deverá colocar o novo igual. Depois, retire-o, assim como a junta.

3

Antes de instalar o novo termostato em seu carro, utilize uma espátula para retirar qualquer resto de junta que tenha ficado na tampa. Depois, coloque o novo termostato e o selo anular, se souber.

4

A seguir, use o selador de juntas em pouca quantidade na tampa do termostato, observando para não tampar os buracos nos quais irão os parafusos. Depois, cole a junta nova na tampa, aplique a massa e coloque a tampa no lugar. Não se esqueça de voltar a pôr os parafusos, ligar as mangueiras e encher o radiador.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como instalar um termostato no meu carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: avtomaksimum.com
Como instalar um termostato no meu carro