Partilhar

Como saber o ano do veículo pelo vidro

Como saber o ano do veículo pelo vidro
Fonte: znautovidros.com.br

O Número de Identificação do Veículo (NIV), conhecido também como Número do Chassi, é uma forma universal de registro dos automóveis produzidos. O Número do Chassi é um conjunto de letras e números que torna cada veículo único, em que cada grupo de caracteres tem dá informações sobre o carro, como o ano de fabricação, a localidade de fabricação, o fabricante, o tipo de carroceria, entre outros. De seguida, em umComo vamos explicar para você como saber o ano do veículo pelo vidro.

Também lhe pode interessar: Como fazer transferência de veículo
Passos a seguir:
1

Você poderá encontrar o número do chassi no canto inferior do pára-brisa do seu automóvel. Encontra-se do lado do condutor gravado em uma placa de estanho. Este número é composto por 17 caracteres.

2

Os três primeiros dígitos do número do chassi indicam em que país o veículo foi produzido e qual o fabricante do mesmo. Denominado de Identificador de Fabricante Mundial (WMI), em que o primeiro número indica a região geográfica, o segundo o país e o terceiro o fabricante do automóvel. A América do Sul é representada pelos números 8 ou 9 e, o Brasil pelos dígitos de 3 a 9 e A a E. O fabricante pode ser representado, por exemplo por um F, em que é Ford.

3

O segundo grupo de dígitos é formado por seis caracteres, designado de Seção Descritiva do Veículo (VDS). Estes dígitos fazem referência ao tipo e tamanho da carroceria e ao modelo do carro.

4

O último grupo de dígitos é o que faz referência a dados sobre a produção do veículo. O primeiro dígito informa o ano do veículo, o segundo a cidade em que foi fabricado e os restantes dizem respeito ao número de série do veículo.

5

Portanto, quando olhar para o número do chassi vá logo para o décimo dígito, que é o que informa o ano do veículo. Este dígito pode ser uma letra ou um número, em que cada um corresponde a um ano:

  • A - 1980
  • B - 1981
  • C - 1982
  • D - 1983
  • E - 1984
  • F - 1985
  • G - 1986
  • H - 1987
  • J - 1988
  • K - 1989
  • L - 1990
  • M - 1991
  • N - 1992
  • P - 1993
  • R - 1994
  • S - 1995
  • T - 1996
  • V - 1997
  • W - 1998
  • X - 1999
  • Y - 2000
  • 1 - 2001
  • 2 - 2002
  • 3 - 2003
  • 4 - 2004
  • 5 - 2005
  • 6 - 2006
  • 7 - 2007
  • 8 - 2008
  • 9 - 2009
  • A - 2010 (A partir de 2010 inicia-se novamente a sequência com as letras)
  • B - 2011
  • ....
6

Repare que as letras I, O, Q, U e Z são puladas, uma vez que não são utilizadas no número de chassi.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber o ano do veículo pelo vidro, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário sobre Como saber o ano do veículo pelo vidro

5 comentários
VALMIR
Tenho um veículo FIAT Pálio Atractive 1.0 2012/2012 , comprei este veículo em janeiro 2012 a marcação que está no vidro é a seguinte . . . : : : 2* , por esta marcação tem como saber em que ano o vidro foi fabricado, em um laudo pericial o perito da montadora está questionando que a soma dos pontos indicam o mês que o vidor foi fabricado e o número representa o ano (2012), não tem como, pois comprei o veículo em janeiro 2012, jamais troquei o parabrisa, como confirmar esta numeração?? por favor me ajudem.
Matheus
oq eu preciso é saber tudo do carro como o renavan pelo chassi onde posso consultar???
Matheus
Como Fasso pra consultar dados do carro pelo chassi?
Editor umComo.com.br
A sua avaliação:
nilson
9362ekfw97bXXX-XXX-XXX dificuldade em saber os dados do veiculo
Calantone
seu carro é 2007
Roseli Barreto
Gostaria de saber o ano do meu carro, pois o chssi é esse ai 9BG148LP0ECXXX-XXX-XXX
Norberth
Ola Roseli ! Talvez o seu carro seja de 2009. Obrigado por visitar o site.
fernando
seguindo a tabela a cima o que indica o ano do veículo é o 10ºdigito sendo E corresponde ao ano de 1984

Como saber o ano do veículo pelo vidro
Fonte: znautovidros.com.br
Como saber o ano do veículo pelo vidro

Voltar ao topo da página