Documentação dos veículos

Como alterar seu endereço DETRAN

Yuri Ferreira
Por Yuri Ferreira. Atualizado: 11 novembro 2019
Como alterar seu endereço DETRAN
Imagem: segurogaucho.com.br

Todos nós sabemos que mexer com o DETRAN não é fácil. Apesar de ser diferente em cada estado, o DETRAN tem uma característica comum: todos são excessivamente burocráticos e lentos em suas atividades. Fazer coisas simples, como fazer o documento de venda de um veículo ou até agendar um teste psicotécnico já são de excessiva dificuldade. Apesar de tudo, nada é impossível e iremos te explicar como ultrapassar com facilidade os processos burocráticos do DETRAN. Nesse artigo de umComo, vamos te elucidar como alterar o seu endereço no DETRAN, então continue lendo para aproveitar as dicas subsequentes.

Também lhe pode interessar: Como saber quantos carros tenho em meu nome
Passos a seguir:
1

Antes de tudo, esteja preparado para a burocracia que é fazer qualquer tipo de processo no Departamento de trânsito. Transferência de veículos, agendamentos, renovação de CNH, tudo é excessivamente demorado e burocrático em todos os DETRANs do país. Enfim, tenha paciência para atravessar essas batalhas e principalmente se você se mudou de casa e precisa do DETRAN.

2

Bem, para alterar o seu endereço no Departamento de Trânsito existem diversos métodos. O mais comum é o meio virtual-físico, que é de mais fácil acesso para todas as pessoas. O processo é bem simples. Você deve buscar no site do DETRAN de seu estado o pré-cadastramento de atualização de endereço de condutor e o pré-cadastramento de atualização de endereço de proprietário de veículo. Quando você agendar, receberá uma data na qual você deverá comparecer ao DETRAN de seu estado. Para continuar o processo de alteração do seu endereço, você deverá levar os seguintes documentos: RG, Comprovante de Residência do último mês, CPF e CNH (para a atualização de endereço de condutores). Para a atualização de endereço de proprietários de veículos, você deve levar RG, CPF, CNH, o comprovante de residência e também o CRV (Certificado de Registro de Veículo, que indica a propriedade sobre o automóvel).

Como alterar seu endereço DETRAN - Passo 2
Imagem: r7.com
3

Existe também outro método. Você pode requerer a alteração do seu endereço através de uma procuração. No site do DETRAN de seu estado haverá um esclarecimento acerca do modelo da procuração e como ela deve ser executada, com preenchimento correto de todos os dados. O meio de procuração difere os proprietários de veículos dos condutores, então, se você é proprietário de veículo e condutor, você deverá fazer duas procurações. Após obter firma reconhecida junto a um cartório e enviar essa procuração judicialmente, você será comunicado de que todos os processos foram executados com sucesso e sua batalha pela alteração do seu endereço no DETRAN se encerrará. Esse é o processo mais demorado pois conta com diversas instâncias.

4

Você pode também enviar uma carta com requerimento endereçada ao DETRAN da sua cidade e eles te informarão quando você poderá visita-los para fazer uma consulta de alteração de endereço. Os documentos requeridos são os mesmos do processo virtual-físico.

5

Se você entendeu os passos e julga que está apto a passar por essa dor de cabeça, parabéns! Não se esqueça de que o método de procuração, apesar de mais prático, é mais demorado. Já o virtual-físico pode ser o mais rápido, porém é bem mais cansativo. De qualquer forma, boa sorte ao alterar o seu endereço no DETRAN.

Leia também: Como localizar o endereço de uma pessoa pela placa

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alterar seu endereço DETRAN, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Valter Anastácio
como faço para renovar o meu endereço.
A sua avaliação:
luciana mendonca
preciso atualizar meu endereco
A sua avaliação:
Nelson de Souza
bom dia! a minha renovação da CNH vence no dia 21/02/2022, posso renovar agora, tem que atualizar o meu cadastro porque a data de nascimento está errado.
A sua avaliação:
Lucileide oliveira
BOM DIA, GOSTARIA DE ALTERAR MEU EMAIL CADSTRATO
A sua avaliação:
matuzalem ferraz de oliveira
coloquei o cep 3 vezes errado e nao estou consequindo baixar a cnh digital oq devo fazer?
A sua avaliação:
Jose Antonio Almeida de Lacerda
Prezado, devido a situação da pandemia do COVID 19, como posso alterar o meu endereço para atualização e recebimento de correspondência do DETRAN,
A sua avaliação:
Ademir Passos
Preciso alterar meu endereço por exigência da prefeitura.
Imagem: segurogaucho.com.br
Imagem: r7.com
1 de 2
Como alterar seu endereço DETRAN