Como alterar seu endereço DETRAN
Todos nós sabemos que mexer com o DETRAN não é fácil. Apesar de ser diferente em cada estado, o DETRAN tem uma característica comum: todos são excessivamente burocráticos e lentos em suas atividades. Fazer coisas simples, como fazer o documento de venda de um veículo ou até agendar um teste psicotécnico já são de excessiva dificuldade. Apesar de tudo, nada é impossível e iremos te explicar como ultrapassar com facilidade os processos burocráticos do DETRAN. Nesse artigo de umComo, vamos te elucidar como alterar o seu endereço no DETRAN, então continue lendo para aproveitar as dicas subsequentes.
Passos a seguir:
Antes de tudo, esteja preparado para a burocracia que é fazer qualquer tipo de processo no Departamento de trânsito. Transferência de veículos, agendamentos, renovação de CNH, tudo é excessivamente demorado e burocrático em todos os DETRANs do país. Enfim, tenha paciência para atravessar essas batalhas e principalmente se você se mudou de casa e precisa do DETRAN.
Bem, para alterar o seu endereço no Departamento de Trânsito existem diversos métodos. O mais comum é o meio virtual-físico, que é de mais fácil acesso para todas as pessoas. O processo é bem simples. Você deve buscar no site do DETRAN de seu estado o pré-cadastramento de atualização de endereço de condutor e o pré-cadastramento de atualização de endereço de proprietário de veículo. Quando você agendar, receberá uma data na qual você deverá comparecer ao DETRAN de seu estado. Para continuar o processo de alteração do seu endereço, você deverá levar os seguintes documentos: RG, Comprovante de Residência do último mês, CPF e CNH (para a atualização de endereço de condutores). Para a atualização de endereço de proprietários de veículos, você deve levar RG, CPF, CNH, o comprovante de residência e também o CRV (Certificado de Registro de Veículo, que indica a propriedade sobre o automóvel).
Existe também outro método. Você pode requerer a alteração do seu endereço através de uma procuração. No site do DETRAN de seu estado haverá um esclarecimento acerca do modelo da procuração e como ela deve ser executada, com preenchimento correto de todos os dados. O meio de procuração difere os proprietários de veículos dos condutores, então, se você é proprietário de veículo e condutor, você deverá fazer duas procurações. Após obter firma reconhecida junto a um cartório e enviar essa procuração judicialmente, você será comunicado de que todos os processos foram executados com sucesso e sua batalha pela alteração do seu endereço no DETRAN se encerrará. Esse é o processo mais demorado pois conta com diversas instâncias.
Você pode também enviar uma carta com requerimento endereçada ao DETRAN da sua cidade e eles te informarão quando você poderá visita-los para fazer uma consulta de alteração de endereço. Os documentos requeridos são os mesmos do processo virtual-físico.
Se você entendeu os passos e julga que está apto a passar por essa dor de cabeça, parabéns! Não se esqueça de que o método de procuração, apesar de mais prático, é mais demorado. Já o virtual-físico pode ser o mais rápido, porém é bem mais cansativo. De qualquer forma, boa sorte ao alterar o seu endereço no DETRAN.
Leia também: Como localizar o endereço de uma pessoa pela placa
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alterar seu endereço DETRAN, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.