Como revisar o óleo de uma moto de 2 tempos


O óleo é um dos elementos essenciais para um funcionamento e manutenção corretos do motor de uma moto. Por isso, a adequada atenção e a mudança quando for preciso são indispensáveis. É por isso que em umComo.com.br explicamos com detalhe como revisar o óleo de uma moto de 2 tempos.
Passos a seguir:
Como sempre, devemos levar em conta que as especificações do fabricante primam sobre as gerais para este tipo de motos. Nunca é demais olhar o manual antes de revisar o nível de óleo.
Também devemos ter em conta que temos de confirmar que nossa moto leva um único óleo o que acontece na maior parte dos casos de motos de 2 tempos.
Como dissemos, nas motos de 2 tempos o óleo costuma lubrificar todos os componentes: desde os rolamentos até à caixa de mudanças e a embreagem, após ter passado pelo resto das áreas. O resultado é que suja rapidamente, por isso as revisões são tão importantes.
Uma vez esclarecidas estas questões, podemos optar pela clássica vareta para comprovar o nível de óleo. Neste caso, é recomendável colocar luvas para evitar manchas difíceis de tirar.
A outra opção é o alvo que está na parte baixa do carter. Esta alternativa, além de comprovar o nível, nos permitirá observar a cor para ver se o óleo está muito sujo ou quanto se misturou com água.
Quer você escolha uma forma ou outra de verificação, o ideal é que a moto esteja em uma superfície plana e que esquente o motor, acendendo-o, durante cerca de dois minutos, só para que o óleo esteja mais viscoso.
Caso a sua moto seja de 4 tempos, em umComo também lhe explicamos como verificar o óleo numa moto de 4 tempos.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como revisar o óleo de uma moto de 2 tempos, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção da Moto.
Conselhos
- Não se esqueça que o óleo é uma parte essencial do funcionamento da moto e que uma manutenção errônea pode acabar com o melhor dos motores.