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Qual a diferença entre gasolina e diesel

Por Nicolas Santos. Atualizado: 4 julho 2019
Qual a diferença entre gasolina e diesel
Imagem: educacao.cc

Tanto a gasolina como o diesel são produtos do refino de petróleo, que chamaremos de petróleo cru, enquanto se encontram no seu estado puro, assim que foi retirado dos subsolos em várias partes do mundo. O petróleo é um fluído composto basicamente de hidrocarbonetos que se formaram por decomposição de plantas e várias espécies que habitaram a terra a muitos anos.

Pela história hoje sabemos que os primeiros poços de petróleo foram perfurados nos Estados Unidos da América e Canadá, em meados de 1850. Desde a sua descoberta a maior utilidade do petróleo é a sua queima, por ser um composto concentrado de hidrocarbonetos, formados a partir da decomposição de plantas e animais que viveram na terra durante milhões de anos. Atualmente, o maior uso do petróleo é para a confecção de combustíveis, o diesel e a gasolina são os mais comuns utilizados nos carros atuais.

Neste artigo, umComo te explica qual a diferença entre gasolina e diesel.

A gasolina

Já sabemos que a gasolina é um derivado do petróleo e por causa disso se trata de uma mistura com vários hidrocarbonetos, cada um com características diferentes e ela, sendo o produto final, precisa estar de acordo com o valor mínimo de octanagem, mas para isso, antes vamos explicar um pouco como ela é produzida.

O petróleo é uma substância com inúmeras utilidades e para que ela resulte um dos produtos, como a gasolina, precisa passar por um processo. O processo de transformar o petróleo em gasolina é basicamente a retirada de várias substâncias pesadas do petróleo que não terão importância na eficiência da gasolina, e que só a deixaria mais pesada e poluente. Esses produtos que são retirados serão utilizados em outras áreas, afinal para tudo se dá utilidade nesse mundo, deixando sobrar somente o que chamamos de gasolina. Para saber se a gasolina está de acordo com esse padrão, temos o valor de octanagem.

O valor de octanagem determina se a gasolina funcionará satisfatoriamente nos motores modernos, os que possuem maior taxa de compressão. Essa mesma medida medirá a resistência da gasolina para a explosão instantânea (sem faísca ou fogo para estimular), exatamente como acontece nos motores, pela compressão do cilindro do motor. O índice será obtido a partir da comparação entre duas substâncias e como elas se comportam nessa situação, são elas: heptano (C7h16) e o isooctano (C8H18).

O diesel

O caso do diesel é diferente, ao contrário da gasolina, ele deve queimar o quanto antes após ser injetado no cilindro. O índice de cetano é o que mede o tempo entre a injeção e a queima, quanto menor for o tempo, melhor. Os maiores hidrocarbonetos são retirados no processo de se fazer diesel, pois eles levam mais tempo para queimar e ainda produzem fuligem.

Além disso, quanto mais tempo ele leva para queimar, mais poluente é o combustível. Por causa deste fato as refinarias são forçadas em reduzir o tempo de queima, para se conseguir um combustível menos poluente. Para isso as refinarias utilizam um processo de hidrotratamento para retirar as substâncias que não tem relevância na eficiência do combustível, como o enxofre, e estas, após serem retiradas podem tomar outros rumos e serem aproveitadas na confecção de outros produtos.

O etanol (álcool etílico anídrico), se misturado à gasolina pode aumentar a octanagem do combustível, o que não é bom pois afeta a sua eficiência. Mas isso para os casos de etanol feitos a partir da cana-de-açúcar. Países como os EUA e Canadá produzem etanol a partir do milho, e este, aumenta o rendimento e diminui a poluição da gasolina.

Algumas curiosidades

Antigamente o etanol era chamado de álcool e por isso pode causar confusão. Hoje em dia pode se ver nas bombas de combustível apenas a palavra etanol.

O Biodiesel, atualmente, compõe cerca de 5% da gasolina e é feito a partir de plantas oleoginosas (gorduras vegetais), gorduras animais e até de resíduos de óleos utilizados na fritura do seu bacon.

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