Otros O combustível do carro

Tipos de combustíveis

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 10 outubro 2023
Tipos de combustíveis

Ao comprar um carro, há muitos fatores que você deve levar em consideração. As características interiores do veículo são essenciais: conhecer todos os detalhes do carro irá te ajudar a escolher um ou outro modelo. Da mesma forma, antes de fazer um investimento tão importante para o presente e o futuro, é preciso conhecer o tipo de combustível do carro.

E se você tem experiência em dirigir veículos, saberá que existem diferentes tipos de combustível para automóveis. Nem todos funcionam da mesma forma: há veículos fabricados para funcionar a diesel e outros a gasolina. Mas existem mais variedades, por isso queremos ajudar você a conhecer todas elas. Para descobrir os tipos de combustíveis que existem, as suas vantagens e desvantagens e o que levar em consideração na escolha de um bom combustível, no umCOMO recomendamos que continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Como economizar combustível

Índice

  1. Diesel
  2. Gasolina
  3. Híbridos
  4. Elétrico
  5. Como escolher um bom combustível e o que levar em consideração

Diesel

O óleo diesel é utilizado em motores alternativos de combustão interna, que inflama o combustível em altas temperaturas devido à sua compressão. O diesel é um hidrocarboneto, ou seja, carbono e hidrogênio. Também possui adição de parafinas.

Em comparação com os carros a gasolina, os motores a diesel são mais eficientes em termos de consumo de combustível. Além disso, produzem menos emissões de dióxido de carbono e são perfeitos para conduzir em viagens de longa distância.

Por outro lado, os motores diesel são mais prejudiciais à qualidade do ar e os componentes mecânicos incluídos são mais caros. Além disso, se circularem apenas em terreno urbano, os seus sistemas antipoluição perdem eficiência.

Gasolina

É um combustível derivado do petróleo. É obtido por destilação fracionada e é utilizado em carros com motores de combustão interna, que utilizam a explosão da gasolina para seu funcionamento.

Os motores a gasolina são melhores do que aqueles que utilizam óleo diesel para condução urbana, pois são menos prejudiciais à qualidade do ar. Além disso, promovem uma experiência de condução mais requintada. Por outro lado, são menos eficientes em termos de combustível e emitem mais dióxido de carbono.

Outra desvantagem dos carros a gasolina é que, na Espanha, o reabastecimento costuma ser mais caro.

Veja as diferenças entre gasolina e diesel neste outro artigo.

Tipos de combustíveis - Gasolina

Híbridos

Atualmente, existem carros híbridos, ou seja, possuem motores híbridos. Eles podem ser de dois tipos diferentes:

Híbridos combinados

Os veículos com motores híbridos combinados são menos poluentes que os automóveis a diesel e a gasolina. Eles também reduzem o consumo de combustível, principalmente ao dirigir na cidade, e há uma série de incentivos para sua compra, como redução de impostos e vantagens nas grandes cidades.

No entanto, esses motores também apresentam algumas desvantagens, como as seguintes:

  • Em velocidades de cruzeiro superiores a 100 km/h, podem consumir tanto ou mais que um carro a combustão.
  • Eles estão associados a caixas de câmbio automáticas.
  • O peso dos carros costuma ser maior.

Híbridos plug-in

Os carros híbridos plug-in têm autonomia elétrica. Seu motor a gasolina só funciona quando é necessária uma grande demanda de energia. Além disso, carregam mais rápido que os veículos 100% elétricos.

Por outro lado, estes veículos são muito caros e o peso das suas baterias faz com que, quando não têm energia, percam muita eficiência. Eles exigem carregamento diário e podem levar até 5 horas para serem totalmente recarregados.

Elétrico

Os veículos elétricos apresentam grandes vantagens. São as seguintes:

  • Não emitem nenhum elemento poluente para a atmosfera.
  • Existem grandes incentivos para sua compra.
  • Os custos de manutenção são significativamente mais baixos do que os de outros carros.

No entanto, tal como acontece com a maioria dos automóveis, os carros elétricos também apresentam alguns contras como a perda de desempenho das suas baterias em função da quilometragem percorrida, a maior limitação da autonomia e os tempos de carga total podem ser muito longos.

Tipos de combustíveis - Elétrico

Como escolher um bom combustível e o que levar em consideração

Escolher um bom combustível é essencial para adquirir um veículo. Se você está preocupado com suas emissões poluentes, com o custo de manutenção e com a viabilidade do carro para o futuro, deve levar em consideração uma série de aspectos na hora de escolher o melhor combustível possível.

No umCOMO ajudamos você a considerar os elementos mais importantes para escolher um bom combustível:

  • Orçamento: todos os carros não custam o mesmo, por isso você deve estabelecer um preço máximo antes de analisar as diferentes opções na hora de adquirir o veículo.
  • Os tipos de viagens que você costuma fazer. Pense se você precisa de um veículo para fazer viagens frequentes de longa distância, se vai usá-lo esporadicamente ou se é um carro que você usa para ir trabalhar todos os dias.
  • Sensações: há motoristas que preferem os veículos a gasolina aos a diesel só porque gostam da sensação de conduzi-los. Este é um fator totalmente subjetivo, mas que você também não deve esquecer.

Neste outro artigo você vai aprender sobre mecânica de carros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de combustíveis, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Tipos de combustíveis