Sistema de arranque da moto

Como carregar a bateria de uma moto

Como carregar a bateria de uma moto
Imagem: Reprodução/hipervarejo.com

Cada vez mais os brasileiros optam pela moto em detrimento do carro para efetuar seu deslocamento diário - há quase o dobro de motos nas ruas em relação aos carros, conforme pesquisa vinculada em 2018[1]. Ferramenta não só de lazer, mas como também de trabalho, a moto é um veículo muito útil e a bateria da moto pode descarregar porque está deteriorada ou por circunstâncias externas como estar muito tempo parada em temperaturas muito baixas. Se for o caso, será necessário carregar a bateria da moto. Você mesmo pode fazê-lo, mas é uma tarefa que tem seus riscos, por isso deve-se ser muito cuidadoso durante este procedimento. No umCOMO explicamos detalhadamente como carregar a bateria de uma moto.

Vai precisar de:
  • Chave de fenda, carregador de bateria de moto.
Também lhe pode interessar: Como dar partida em uma moto sem bateria 

Índice

  1. Como carregar bateria de moto
  2. Carga lenta resolve?
  3. Minha moto não está segurando carga, o que fazer?
  4. É possível carregar bateria de moto com bateria de carro?

Como carregar bateria de moto

O processo para carregar a bateria da sua moto é bem simples, basta que você siga nossas recomendações a seguir. Confira:

  1. Antes de começar a carregar a bateria de sua moto, você deve desligar os bornes: primeiro o negativo e depois o positivo.
  2. Se se tratar de uma bateria que precisa de manutenção, você terá de retirar as tampas. Caso contrário, não será necessário abrir as tampas.
  3. Invariavelmente você irá precisar fazer uso de um carregador de bateria de moto. Você já pode ligar os cabos do carregador, que ainda não deve estar conectado à rede. O cabo vermelho conecta-se no positivo e o preto, no negativo.
  4. Depois, ligue o carregador de bateria da moto à rede.
  5. Em relação à intensidade da carga, calcule que nunca ultrapasse uma décima parte da capacidade total da bateria, por isso você deve ter claro este dado. O processo pode durar umas 4 horas ou mais.
  6. Uma vez que a bateria da moto estiver carregada, retire o carregador. Quando voltar a ligar os bornes da bateria, faça-o na seguinte ordem: primeiro o do polo positivo e depois o do negativo.

Todo esse procedimento, apesar de fácil, pode ser um tanto quanto estressante. Confira nosso artigo sobre Quando devo trocar a bateria de minha moto e já deixe as trocas programadas.

Carga lenta resolve?

De acordo com especialistas em baterias, a carga lenta é a melhor forma de carregar sua moto. Então sim, carga lenta pode resolver o seu problema de bateria.

A carga rápida ou lenta nada mais é do que o nível de corrente aplicado numa bateria para atingir o seu nível de carga num determinado tempo. Sendo mais específico:


A carga rápida utilizada em carregadores de baixo custo significa em aplicar níveis de correntes elevados para reduzir o tempo de recarga. A elevação da corrente provoca sobreaquecimento da bateria e com conseqüência [sic] reduz drasticamente a sua vida útil. Este tipo de recarga rápida não é recomendado. A carga ideal para as baterias é do tipo lento, quando se aplica na recarga 10% da corrente nominal, ou seja, uma bateria de 40AH deverá ser carregada com 4A.[2]

Como dar carga lenta na moto

Dar carga lenta na moto é muito simples: basta que você aplique apenas 10% da corrente nominal à bateria. Confira mais orientações no primeiro item deste artigo, onde as orientações para carregar a moto são todas em carga lenta.

Para mais informações sobre esse assunto, confira o artigo do umCOMO sobre Como manter a bateria da minha moto.

Minha moto não está segurando carga, o que fazer?

Muitos motociclistas enfrentam esse problema: por mais que a bateria da moto esteja carregada, ela perde a carga muito fácil. A origem é diversa, então comece sondando as seguintes possibilidades:

  • Falta de manutenção. Há quanto tempo você não leva sua moto até um técnico especializado? Visitas regulares ao mecânico para um check-up podem te poupar muita dor de cabeça!
  • Acessórios com instalação mal feita. Se a instalação de acessórios não for feita corretamente, haverá um escapamento de energia e, portanto, a bateria vai descarregar mais rápido. Isso reforça a importância de sempre visitar uma oficina mecânica de sua confiança.
  • Moto muito tempo parada na garagem. A depender do modelo da bateria da sua moto, ela pode descarregar completamente entre 1 até 5 meses. Portanto, nada de deixar sua moto parada por aí, leve-a sempre para dar um passeio. Assim você garante que o sistema elétrico da moto vai estar funcionando quando for preciso utilizá-lo.

É possível carregar bateria de moto com bateria de carro?

Apesar de ser possível carregar bateria de moto com uma bateria de carro, esse processo é totalmente não-recomendado. Isso ocorre porque a intensidade da corrente elétrica (amperes) utilizadas nos carregadores de moto são muito mais baixas do que a dos carregadores de carro, por motivos óbvios (como o tamanho de um veículo em relação ao outro, por exemplo).

Ou seja, se você colocar sua moto para carregar em um carregador de carro, ela vai receber uma corrente elétrica muito superior a necessária, o que pode danificar o sistema elétrico da motocicleta. Você com certeza não quer que isso ocorra, certo? Por isso, evite ao máximo adotar essa técnica - algumas pessoas acham que estão sendo espertas fornecendo uma corrente maior, mas como vimos acima, o estilo de carregamento "carga lenta" é o melhor para preservar os circuitos elétricos do seu veículo.

Para manter sua motocicleta sempre em boas condições e evitar qualquer tipo de problemas, recomendamos a leitura do nosso artigo sobre Como cuidar da minha moto, que contém dicas valiosas. Confira!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como carregar a bateria de uma moto, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção da Moto.

Referências
  1. BRITO, Débora. Número de motos é maior que o de carros em 45% das cidades. Agência Brasil. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-07/numero-de-motos-e-maior-que-o-de-carros-em-45-das-cidades>. Publicado em 02 de julho de 2018. Acesso em 18 de julho de 2020.
  2. WS POWER. Perguntas frequentes. Disponível em: <https://www.wspower.com.br/suporte/perguntas-frequentes/>. Acesso em 18 de julho de 2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
JORGE SOUZA
Artigo prático, direto e conteúdo objetivo. Parabéns.
Luis
Para carregar a bateria é mesmo necessário desmontá-la da mota/quad?
JORGE SOUZA
Sim, companheiro. Leve em conta que existe a possibilidade de contato de um polo com o outro devido à proximidade destes e mais: o espaço pequeno embaixo do banco e a proximidade com o tanque de gasolina são um prato cheio para uma possível explosão.
debergs
eu queria só carregar a bateria da moto com o carro ligado. pode?
MARCOS ALESSANDRO DOS SANTOS
Bom dia, a minha bateria fica na faixa de 12,15 de carga, o correto é ficar entre 12,50 ou pouco mais? posso dar uma carga nela com essa tenção de 12,15?
A sua avaliação:
VALTAIR
posso colocar o carregador de bateria na energia sem desconectar dos conectores da moto?
Nuno Bita
Olá! Tenho uma bateria de moto GTX12-BS sem sem carga.....comprei um carregador Tecno globe....mas não sei como carregar. ..Como o carregador dá para todas as baterias estou confuso. ...Podem ajudar-me? Obrigado
Imagem: Reprodução/hipervarejo.com
Como carregar a bateria de uma moto