Alinhar faróis

Como alinhar os faróis do carro

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como alinhar os faróis do carro

Antes de fazer uma viagem longa ou nos nossos trajetos diários que nos obrigam a deslocar-nos durante a noite, ou em condições climatéricas adversas, é bastante importante saber como alinhar os faróis do carro.

Devemos saber que a iluminação de nosso veículo não nos afeta só a nós, no sentido dos faróis facilitarem a visibilidade, mas também são muito importantes para os veículos que se cruzam conosco ou que circulam à nossa frente. Assim, o alinhamento dos faróis deve ser correto para não ofuscar os outros condutores. Em umComo.com.br, explicamos-lhe os passos para um alinhamento correto dos faróis do carro.

Vai precisar de:

  • Precisaremos dispor de um terreno plano em frente a um muro no qual possamos pintar.
  • Chave de fenda para regular os parafusos.
  • Lápis para fazer as marcas.
Também lhe pode interessar: Como regular o farol do palio

Passos a seguir:

1

Antes de começar, você deve observar se irá circular com seu carro com a bagageira carregada ou não, já que o alinhamento dos faróis variará. O alinhamento deverá ser feito com a bagageira já preparada.

2

Para fazer o alinhamento dos faróis, devemos estacionar o carro em uma área plana e com um muro, que nos servirá de cenário de teste, a uns 30 ou 40 centímetros de distância.

3

Uma vez preparados, ligamos os máximos e marcamos no muro a área de maior iluminação. Depois, fazemos o mesmo mas com os mínimos. Não nos devemos esquecer de identificar as marcas dos máximos para diferenciá-las dos mínimos e evitar confusões.

4

Agora, afastamos o carro uns seis metros do muro para continuar com o alinhamento dos faróis. Voltamos a acender os máximos e os mínimos e marcamos no muro a área de maior iluminação em cada uma delas.

5

Em seguida, devemos avaliar a situação das marcas para comprovar se o alinhamento dos faróis do nosso carro está correto. Para fazê-lo, tanto para os mínimos como para os máximos, devemos nos certificar de que as marcas correspondentes quando o carro estava mais afastado estejam, aproximadamente, uns 10% mais baixas do que as outras.

6

Se for assim, perfeito, já estamos preparados para nossa viagem. Caso contrário, você deverá prosseguir ao alinhamento dos faróis, corrigindo as falhas.

7

Os faróis do carro têm dois parafusos de regulação. Um deles serve para controlar o movimento da direita para a esquerda e, o outro, de cima para baixo. Devemos mexer estes parafusos até que o teste dê os resultados que procuramos.

8

Caso o alinhamento dos faróis do carro não seja obtido, o mais adequado é levá-lo à oficina.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alinhar os faróis do carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Conselhos

  • Não se esqueça do freio de mão quando fizer o teste.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como alinhar os faróis do carro