Ahorrar combustible

Como economizar combustível

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 9 outubro 2023
Como economizar combustível

Ao sentar-se ao volante é sempre importante tentar conduzir o carro da forma mais eficiente possível, mas dado o aumento constante dos custos dos combustíveis, fazer isso é essencial se quisermos que os nossos bolsos não sofram mais do que o necessário. Os preços da gasolina e do diesel estão altíssimos e além de comparar quanto custam nos diferentes postos, também é preciso tomar medidas para manter os custos com combustível sob controle.

Acredite ou não, alguns detalhes na hora de dirigir um carro podem ser excelentes medidas para conter gastos, então não perca os conselhos que compilamos neste artigo do umCOMO sobre como economizar combustível.

Também lhe pode interessar: Como saber se compensa gasolina ou etanol

Índice

  1. Velocidade uniforme
  2. Sempre use a marcha apropriada
  3. Start/stop ou desligar o motor
  4. Acompanhe a pressão dos pneus
  5. Planeje sua rota (aproveite as informações do navegador)
  6. Não carregue peso desnecessário
  7. Faça a manutenção necessária
  8. Climatização e aerodinâmica

Velocidade uniforme

Se o preço do combustível te deixa preocupado e você está se perguntando como usar menos gasolina, tentar manter uma velocidade uniforme em qualquer trajeto que fizer com seu carro é um bom ponto de partida. Mudanças repentinas, por exemplo, acelerações fortes ou frear bruscamente, implicam um consumo adicional de combustível que você pode evitar manuseando corretamente os pedais de freio e acelerador. Uma velocidade adequada tendo em conta a estrada em que se desloca e, claro, respeitando sempre os limites permitidos é uma forma simples de economizar gasolina.

Como economizar combustível - Velocidade uniforme

Sempre use a marcha apropriada

A maneira como você dirige é um dos segredos para o maior ou menor consumo de combustível. Além de tentar manter a velocidade sem grandes oscilações quando não for necessário, também é fundamental usar a marcha apropriada em cada caso, procurando, sempre que possível, utilizar marchas altas, pois são as que menos consomem combustível. Partindo da primeira marcha ao arrancar, é importante passar para as marchas mais altas o mais rápido possível, pois é com elas que o veículo consome menos combustível.

Start/stop ou desligar o motor

Os próprios carros vêm incorporando inovações tecnológicas para serem mais eficientes, economizar combustível e serem menos poluentes. Um desses avanços é o sistema start/stop que faz o veículo desligar após um período de tempo sem andar. Esta pequena ‘invenção’ pode significar economia significativa de gasolina, especialmente em vias urbanas com engarrafamentos frequentes.

Se o seu carro não possui este sistema, lembre-se de desligar o veículo quando ele estiver parado por mais de um minuto. Se você estiver parado em um engarrafamento, em uma fila, por exemplo, para acessar um estacionamento ou em qualquer outra situação semelhante, desligue o motor se não estiver avançando. Dessa forma, você economizará combustível (e dinheiro).

Como economizar combustível - Start/stop ou desligar o motor

Acompanhe a pressão dos pneus

Ter os pneus em boas condições é uma medida básica de segurança, mas também mantê-los na pressão correta é uma forma de limitar os custos de combustível. Rodas com pressão alguns décimos abaixo da recomendada pelo fabricante do veículo significa aumentar a resistência ao atrito do próprio carro, algo que exigirá ‘usar’ mais gasolina. Como evitar isso? Tão simples como verificar a pressão dos pneus e enchê-los se necessário.

Planeje sua rota (aproveite as informações do navegador)

Mais uma vez, a tecnologia é colocada ao serviço da condução energética com algo tão comum como um navegador que ajuda a planejar o melhor (e mais eficiente) percurso. Calcule o seu percurso estabelecendo as paradas necessárias e preste atenção às indicações sobre possíveis engarrafamentos na estrada e percursos alternativos para evitá-los.

Como economizar combustível - Planeje sua rota (aproveite as informações do navegador)

Não carregue peso desnecessário

Quanto mais peso um veículo carrega, mais combustível será necessário para movê-lo. É algo de fácil compreensão, mas que às vezes esquecemos. Transportar carga desnecessária em qualquer trajeto de carro pode aumentar o custo da viagem porque serão necessários mais alguns litros de gasolina ou diesel. Verifique seu porta-malas e se houver bagagem extra ou algum objeto pesado que não deveria estar ali, retire-o e você economizará combustível.

Faça a manutenção necessária

Dirigir um veículo em perfeitas condições não só aumenta a segurança dos passageiros, mas também reduz os custos com gasolina. Fazer as revisões correspondentes e manter o carro em dia evitará trabalhos desnecessários no motor, aumentando a sua eficiência e reduzindo custos. A troca do óleo com a regularidade necessária é fundamental para economizar, assim como a troca dos diversos filtros e pastilhas de freio.

Você pode ter interesse neste artigo sobre Como trocar fluido de freio.

Como economizar combustível - Faça a manutenção necessária

Climatização e aerodinâmica

Esses são dois detalhes importantes quando o objetivo é economizar combustível. De modo geral, o design dos automóveis tem evoluído buscando a todo momento ganhar em aerodinâmica, para que ao trafegar na estrada, o impacto e a frenagem causados ​​pelo ar frontal sejam minimizados e assim gaste menos em cada passeio. Neste sentido, deve-se lembrar que alguns elementos como carregar um rack no teto do veículo ou um pequeno trailer, talvez para transportar bicicletas, são elementos que impedem o deslizamento do veículo, portanto só devem ser transportados se forem necessários.

Quanto ao interior, manter uma boa climatização sem abusar do aquecimento ou do ar condicionado também é uma forma de economizar combustível durante a viagem.

Agora que você sabe como economizar combustível, recomendamos que leia estes outros artigos sobre Por que minha moto gasta muita gasolina e Como saber se compensa gasolina ou etanol.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como economizar combustível, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como economizar combustível