Partilhar

Como escolher uma moto

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como escolher uma moto
Imagem: wikio.es

A moto é uma excelente opção para quem deseja um meio de transporte eficiente e econômico, mas requer um investimento de dinheiro importante, assim, é necessário pensar bem antes de comprar uma. O que você deve saber antes de comprar uma moto? Por onde começar? Em umComo.com.br damos algumas dicas para que descubra como escolher uma moto corretamente.

Também lhe pode interessar: Como escolher as luvas para minha moto
Passos a seguir:
1

É importante entender que a compra de uma moto requer tempo, em especial para esclarecer quais são suas necessidades. Caso contrário corre o risco de fazer um investimento inadequado que lhe fará perder seu dinheiro.

Comece por pensar para que quer sua moto: se será um meio de transporte diário, se é para usá-la nos fins de semana ou ocasionalmente. Também é bom considerar o tipo de terreno e a distância que percorrerá diariamente, desta forma pode identificar diretamente o tipo de modelo que se adapta às suas necessidades.

2

Se for uma moto de uso diário para dirigir na cidade, as scooters converteram-se na melhor opção. São motos leves, econômicas e eficientes, perfeitas para as cidades e para viagens curtas.

Como escolher uma moto - Passo 2
3

Mas, se além da cidade for circular por estrada ou terrenos que não são muito adequados, não deve escolher este tipo de moto, mas sim uma moto mais esportiva como as clássicas da Yamaha, Suzuki ou Honda ou então invista um pouco mais em uma customizada. Estas opções são mais caras mas também são resistentes e ideais para este tipo de viagens.

Como escolher uma moto - Passo 3
4

Se planeja usar a moto unicamente nos fins de semana ou para realizar escapadas fora da cidade, as opções são múltiplas, pois neste caso não precisa de uma moto muito leve já que seu uso é ocasional. Se vai viajar com ela convém escolher modelos de maior cilindrada.

Como escolher uma moto - Passo 4
5

Se começou recentemente a dirigir uma moto, convém escolher um modelo leve que não seja muito alto, com uma cilindrada entre 250 e 600cc, desta forma não investirá excessivamente na moto e poderá ir ganhando experiência para depois passar a um modelo de maior tamanho e mais velocidade.

Os motociclistas mais experientes podem optar por modelos mais pesados e rápidos, sempre tendo em conta sua experiência e considerando que as motos muito rápidas podem ser uma escolha excessiva, inclusive para quem tem anos conduzindo.

6

Tenha em conta que, uma vez que gosta de um modelo é fundamental experimentar a moto, sentar-se e ver como se sente nela. As motos devem se acomodar à sua altura e também ter a capacidade de suportar seu peso. É muito importante se sentir confortável na moto antes de comprá-la, evitando sempre tomar uma decisão apressada.

7

Evidentemente que, seu gosto pessoal importa e costuma ser quem orienta você, no entanto, é importante não comprar uma moto só pelo aspecto estético ou pela marca. Deve ter em conta todas as recomendações anteriores para que seu investimento seja realmente útil.

8

A escolha de uma moto nova ou usada depende normalmente do seu orçamento destinado à compra, uma moto usada costuma ser um investimento mais econômico, enquanto uma nova oferece as vantagens de contar com um produto que não foi usado e que tem toda a garantia. Se escolher fazer a compra de uma moto usada, em umComo.com.br explicamos como comprar uma moto usada tendo em conta algumas recomendações.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher uma moto, recomendamos que entre na nossa categoria de Motos.

Escrever comentário sobre Como escolher uma moto

O que lhe pareceu o artigo?

Como escolher uma moto
Imagem: wikio.es
1 de 4
Como escolher uma moto

Voltar ao topo da página