Partilhar

Como identificar um radar de velocidade

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como identificar um radar de velocidade
Imagem: butecologia.com.br

Certas vezes quando estamos andando em alta velocidade pela cidade em que vivemos ou pelas auto estradas de nosso país, não sabemos que estamos sendo observados por radares de trânsito e velocidade. Para a nossa segurança e a segurança de outros de outros motoristas, pedestres e ciclistas, é sempre bom saber onde há necessidade de redução de velocidade. Essa redução na velocidade pode ser expressa de várias maneiras e através de vários métodos, desde rotatórias e lombadas até radares eletrônicos e direcionamento humano. Por isso, é sempre bom saber como identificar um radar de velocidade e umComo te ensina isso nesse artigo.

Também lhe pode interessar: Como aprender a dirigir um automóvel
Passos a seguir:
1

Primeiramente, é sempre importante falar sobre responsabilidade no trânsito. Se existe um limite de velocidade, ele está ali por um motivo e deve ser respeitado. A periculosidade da pista, o tipo de veículo e diversos fatores são utilizados na base de cálculo de limite de velocidade e quebrá-lo é arriscar a sua vida e a vida de outras pessoas, totalmente inocentes. Uma direção segura é essencial para uma boa convivência no trânsito.

2

Recentemente, o COTRAN, departamento federal de trânsito definiu que não há necessariedade de identificação dos radares de trânsito através de placas. Isso tornou o sistema de identificação de radares de trânsito mais difícil para os motoristas que sempre estavam atentos às sinalizações de fiscalização eletrônica. De qualquer forma, ainda existem diversos métodos de identificar os radares de velocidade.

3

Os novos radares que a Polícia Rodoviária Federal, os DETRANS e as CETs estão usando são os tais pardais de acostamento. Eles são similares a um tripé fotográfico e têm uma câmera apontada para a pista, além de um sistema de identificação de velocidade por imagem bastante complexo e quase impossível de falha. Para identificá-lo corretamente, observe a imagem que umComo disponibiliza logo abaixo.

Como identificar um radar de velocidade - Passo 3
Imagem: portalcentrosul.com
4

Existem os radares característicos que se assemelham a câmeras de segurança só que estão apenas direcionados para a pista. Quando em conjunto, são os famosíssimos varais de fiscalização, que são estruturas similares a portais que são postos em pontos estratégicos das pistas de trânsito expressas. Eles são sempre metálicos e possuem um radar para cada pista. Esses radares são mais antigos mas também funcionam de maneira visual, captando a velocidade do veículo por vídeos. Esses radares têm uma identificação mais fácil e você poderá vê-los a muitos metros de distância, podendo manter a velocidade permitida com tranquilidade antes de passar por eles.

Como identificar um radar de velocidade - Passo 4
Imagem: jornalestacao.com.br
5

Além desses radares, existem os radares não estáticos, que ficam sobre os carros de agentes rodoviários e de trânsito. Esses são radares de dificílima identificação e atenção prévia, pois é imprevisível saber quais são as viaturas que o possuem e quando elas passarão, mas de qualquer forma, é importante saber que na proximidade dos carros de autoridades é sempre bom reduzir a velocidade.

6

Existe também o Radardroid, um aplicativo para Android que condensa informações de radares colocadas por usuários e que serve de consulta para quem quiser. Ele indicará por mapas onde está o radar mais próximo e qual é o limite de velocidade daquela via.

Como identificar um radar de velocidade - Passo 6
Imagem: sftcdn.net
7

É importante saber que caso você receba uma multa, é sempre necessária uma fotografia da infração. Em caso de inexistência da fotografia, segundo resolução do DENATRAN, a multa é inválida e a infração não é comprovada. Sendo assim, fique sempre atento aos radares e ao limite de velocidade, pois isso é uma questão de segurança pública e não só de benefício individual.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar um radar de velocidade, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário sobre Como identificar um radar de velocidade

O que lhe pareceu o artigo?

Como identificar um radar de velocidade
Imagem: butecologia.com.br
Imagem: portalcentrosul.com
Imagem: jornalestacao.com.br
Imagem: sftcdn.net
1 de 4
Como identificar um radar de velocidade

Voltar ao topo da página