Carros ecológicos

Como reduzir as emissões de CO2 dos automóveis

Como reduzir as emissões de CO2 dos automóveis

Não há dúvida que a redução das emissões de CO2 é algo que preocupa todos, não devemos deixar de lutar e trabalhar para que cada um de nós contribua com algo nesta dura tarefa de baixar as emissões de CO2 que vêm dos carros. Neste artigo de umComo.com.br, explicamos e fornecemos alguns conselhos e truques para reduzir as emissões de CO2 do seu veículo.

Também lhe pode interessar: Qual a vantagem do álcool como combustível?
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que poderíamos fazer é mudar as leis para que esses carros que emitem mais CO2 do que o aceitável sejam vendidos e desmontados. O governo já está tomando medidas neste sentido, porém deveríamos ir mais rápido.

Como reduzir as emissões de CO2 dos automóveis - Passo 1
2

Comprar carros ECO. Este tipo de veículo é sem dúvidas o que melhor e mais eficientemente desenvolve seu motor e, portanto, o que menos emite CO2.

3

A função do catalisador é importantíssima para reduzir o CO2, já que na realidade trata-se de uma espécie de "filtro" entre a combustão interna do veículo (mistura de gasolina e ar) e o gás que sai pelo cano de descarga. Devemos saber que o catalisador, da mesma forma que o resto dos componentes, se deteriora com o tempo e piora sua funcionalidade, e sua eficácia se perde com o passar do tempo e quilômetros, de tal forma que aproximadamente aos cem mil quilômetros termina sua vida útil e ele deve ser substituído.

4

Outro fator importante para reduzir a emissão de CO2 é o peso do veículo. As emissões de CO2 de um caminhão são maiores que as de um carro de passeio convencional, já que há maior necessidade de potência para se mover e maior peso, maior consumo de combustível e maiores emissões.

5

A velocidade é outro fator vital para reduzir as emissões de CO2. Uma vez ultrapassada a barreira dos 120 quilômetros, o CO2 emitido é exponencial e proporcionalmente superior a uma velocidade moderada. Por outro lado, quem não gosta de velocidade nem de correr na hora de conduzir, já sabe que, de uma forma ou de outra, estão contribuindo para reduzir o CO2 que é liberado na atmosfera.

6

As grandes marcas de fabricantes de veículos levam anos inovando e pesquisando novos e alternativos produtos aos derivados do petróleo, simultaneamente com os programas ambientais que visam fortalecer o compromisso com a mobilidade o mais ecológica possível sem prejuízo de manter o desempenho e os recursos que os veículos atuais possuem. Medidas simples, como substituir a frota de caminhões que transportam suas peças de substituição de uma fábrica para outra por meios de transporte mais rápidos e eficientes, como os trens, com o desenvolvimento de modelos de carros híbridos ou elétricos, estes últimos com zero emissão de CO2 e projetados para sua comercialização nos próximos três anos, ou com a instalação de painéis fotovoltaicos em suas plantas de fabricação.

7

Outro fator que influencia na combustão é a temperatura ambiente e a do próprio motor. Quando o motor está frio ou faz muito frio, as emissões de dióxido de carbono são maiores. Agora que já sabemos isso, seria importante optar por transportes públicos no inverno, desde que esteja ao nosso alcance poder substituir um meio de transporte por outro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reduzir as emissões de CO2 dos automóveis, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Conselhos
  • Por outro lado, já podemos encontrar companhias de seguros que estão começando a premiar os motoristas que demonstram bons hábitos ao dirigir ou aqueles que adquirem veículos pouco poluentes com políticas que oferecem benefícios e descontos nesse sentido.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Carlos Henrique Castro Alves
Em um primeiro momento acho que esta faltando interesse do governo para reduzir a emissão de co2 no geral, falta uma politica voltada para esse sentido criando leis de incentivo a energias alternativas redução de impostos entre outros, de outro lado falta interesse e principalmente conhecimento do cidadão para também ajudar a resolver. é interessante saber que a disponibilidade de água no planeta depende desta atitude.
Ivone
Não sabia muito sobre este assunto, este artigo me esclareceu.
Adriano Botas
A Sara Viega limitou-se a enunciar o que já é do conhecimento publico, não acrescentou nenhuma inovação como reduzir as emissões.
1 de 2
Como reduzir as emissões de CO2 dos automóveis