Instalar alternador

Como trocar o alternador do carro 

Como trocar o alternador do carro 
Imagem: cdxetextbook.com

O alternador cumpre a importante função de fornecer eletricidade ao sistema elétrico do carro através da bateria. Um alternador em mau estado acabará estragando a bateria e descarregando, fazendo com que o carro não funcione. Por isso, se este componente do seu motor não estiver em bom estado, em umComo.com.br explicamos passo a passo como trocar o alternador do carro.

Vai precisar de:
  • Luvas
  • Chave de fenda
  • Alternador
  • Papel
  • Caneta
Também lhe pode interessar: Como trocar a bateria do meu carro
Passos a seguir:
1

Um indicador luminoso no painel do nosso carro informará quando o alternador estiver falhando, e saberemos facilmente que chegou a hora de trocá-lo.

2

Se planeja trocar o alternador do seu carro, saiba que por ser um elemento elétrico, obviamente por motivos de segurança o motor do veículo deve estar desligado no momento da operação. Além disso, devemos desconectar o borne negativo da bateria.

3

Depois de colocar um par de luvas e antes de tirar o alternador defeituoso, temos que extrair a corrente. Para saber como colocá-lo depois sem problemas, é bom desenhar um mapa de como está localizado em um papel.

4

Depois de desmontar a corrente, começamos a trabalhar com o alternador. Temos que desconectá-lo de qualquer elemento elétrico e outros obstáculos que possam existir, em função do desenho do motor, que nos impeçam de ter acesso a ele.

5

Com uma chave de fenda adequada, retiramos os parafusos de fixação e reservamos para colocar no novo alternador.

6

Quando estiver livre de parafusos, devemos fazer bastante força para conseguir extrair o alternador velho.

7

A seguir, começamos a colocar o novo alternador e o resto de elementos que tínhamos retirado: parafusos e corrente. Pronto! você já tem um novo alternador em seu carro.

Se este processo for complicado para você, o melhor é levar o carro a um mecânico especializado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como trocar o alternador do carro , recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Conselhos
  • Devemos ter um cuidado especial já que estamos trabalhando com partes elétricas do carro.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
lauro dos santos carlos
gostei muito de suas explicações
Editor umComo.com.br
Oi Lauro! Que bom que você gostou das dicas. Continue acompanhando as matérias do umCOMO :)
jair tomaz da silva
como trocar o alternador do palio k 99
PedroHoneto
Desligar bateria, soltar correia, retirar conexões elétricas, remover parafusos de fixação e remover alternador, para instalar realizar operação inversa... Espero ter ajudado jairzin, nois mlk... parça chave...
jose pereira de brito
ola? entrei neste sait atrasado cabei de deixar meu carro vello de traballo no ato eletria me iformaro que tiha que trocar ummonte de coixa fico em 240,00 agora a miha suspeita e a correa porque não tem um ano que foi feito tudo
Imagem: cdxetextbook.com
Como trocar o alternador do carro