Partilhar

O que eu preciso saber para passar na prova do Detran

Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que eu preciso saber para passar na prova do Detran
Imagem: gazetadopovo.com.br

Retirar a habilitação para poder dirigir é um sonho de todo jovem, para isso, existe todo um sistema de aulas e testes, teóricos e práticos, dos quais o aluno terá que fazer e ser aprovado para que finalmente possa ter o direito de conduzir um carro. Neste artigo nós da umComo dar-lhe-emos dicas sobre a prova do Detran, além de estar em dia com o conteúdo, você também precisará se manter calmo e relaxado, para não cometer erros por nervosismo. Nós próximos 5 tópicos, confira as dicas sobre o que você precisa saber para passar na prova do Detran.

Também lhe pode interessar: Como fazer simulado do Detran
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, em relação aos conteúdos que são dados em sala de aula, saiba nada mais nada menos do que foi ensinado será cobrado durante o exame teórico do Detran. Portanto, esteja em dia com a matéria.

O Detran possui cerca de mil e trezentas questões objetivas, pré-formuladas, das quais apenas algumas serão escolhidas e aplicadas na sua prova, que muito provavelmente será diferente da prova dos seus colegas. As questões tratam sobre assuntos como multas, técnicas de primeiro socorros, placas e sinais, manutenção preventiva do veículo, meio ambiente e direção defensiva.

2

A prova do Detran lhe apresentará 30 questões e os conteúdos que citamos acima estarão divididos, desta forma fica mais fácil de saber o que está sendo cobrado em cada parte da prova. As respostas são divididas em cinco alternativas e modéstia parte não será difícil identificar as respostas corretas, cada pergunta só terá uma resposta certa.

A atenção durante a leitura é essencial. A prova do Detran, como muitas outras provas como a do ENEM por exemplo, contém sempre perguntas em forma de "pegadinha", para confundir o aluno, fazendo-o pensar que está fácil demais quando na realidade, está mesmo.

3

Para passar na prova do Detran e ser classificado como apto para retirar a sua habilitação, você também precisará passar pela parte prática do processo, agindo corretamente em ao menos 70% da prova (21 questões). Caso você esteja ansioso ou queira entender melhor o formato da prova e das questões, busque na internet por provas ou simulados da prova do Detran que existem aos montes por aí.

4

Outra curiosidade, para aumentar as chances de ser aprovado, saiba que as questões discutidas em sala de aula são, muitas vezes, extremamente semelhantes às questões da prova. Mas isso não é coincidência, os professores sabem como são as provas e te preparam justamente para ser aprovado, quando for estudar, dê uma atenção especial às próprias questões que os professores te trazem.

5

A nossa última dica fica reservada ao seu estado, concentração e calma, que devem ser preservados durante a realização da prova. Muitas vezes, por nervosismo, as pessoas acabam falhando em questões simples e que talvez elas soubessem do resultado. Beba bastante água no dia da prova, sem exagerar para não perder o controle da sua bexiga e se mantenha tranquilo durante o exame.

Lembrando que são 3 os tipos de exames disponibilizados pelo Detran: a habilitação (da primeira vez), renovação e reciclagem. A terceira para casos de cidadãos que excedem os pontos na carteira. Tendo conhecimento desses fatos e dicas, agora é só estudar e se preparar para a prova.

Leia também:

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que eu preciso saber para passar na prova do Detran, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário sobre O que eu preciso saber para passar na prova do Detran

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
JOSE MARCOS
fiz prova no detran infelismente fui reprovado na primeira ;;gostaria que me desce dicas do que fazer para proxima prova OBRIGADO

O que eu preciso saber para passar na prova do Detran
Imagem: gazetadopovo.com.br
O que eu preciso saber para passar na prova do Detran

Voltar ao topo da página