Partilhar

Posso dirigir descalço ou de chinelos?

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Posso dirigir descalço ou de chinelos?
Fonte: parentingtheteendriver.org

O Código de Trânsito Brasileiro, apesar de muito bem conhecido por muitos, ainda causa muitas dúvidas em todos nós. Apesar de ser constantemente alterado, existem coisas que nunca mudaram, mas que sempre fizeram motoristas tomarem atitudes desnecessárias na hora de dirigir os seus carros e automóveis. Um exemplo muito claro disso são as dúvidas acerca dos calçados na hora de dirigir o seu carro. Nesse artigo desenvolvido por umComo.com.br, te contaremos se você pode dirigir descalço ou de chinelos. Fique atento às dicas e aos esclarecimentos!

Também lhe pode interessar: Como dirigir um carro
Passos a seguir:
1

Primeiramente, é importante dizer que é de interesse de todo o motorista a leitura do Código de Trânsito Brasileiro, lei máxima para a direção de automóveis no Brasil. Você pode ter acesso ao CTB de graça no site do senado. Todas as suas dúvidas podem ser retiradas lá, mas isso lhe exigirá bastante leitura e apreço pelas leis. No entanto, como recompensa, você estará mais imune a levar multas, pontos na carteira ou qualquer outro tipo de punição para motoristas. Ser um motorista responsável é essencial para uma boa convivência no trânsito e para a segurança de todos aqueles que transitam em sua cidade.

2

Agora, vamos falar acerca de dirigir descalço. No Código de Trânsito Brasileiro não existe qualquer tipo de restrição que impeça o motorista de dirigir sem calçado. Se um policial lhe abordar no seu carro e você estiver descalço, pode relaxar. Dirigir descalço não é proibido, mas pode ser bem incômodo graças a falta de anatomia que o pedal dos carros possuem. Além disso, alguns pedais costumam ficar quentes após algum tempo dirigindo e isso pode te incomodar um pouco, mas é plenamente suportável. Mas como você verá a seguir, é muito melhor estar descalço do que estar de chinelos se você for abordado por um policial ou qualquer outro homem da lei.

Posso dirigir descalço ou de chinelos? - Passo 2
Fonte: 24.co.za
3

No entanto, dirigir de chinelos gera multa. O artigo 252 do Código de Trânsito impede a utilização de calçados que não cubram totalmente os dedos do motorista. Portanto, você não pode dirigir de chinelos, sandálias, alpargatas, tamancos ou rasteirinhas. Dirigir com calçados inapropriados segundo a lei dá quatro pontos na carteira e é considerado infração leve pelo CTB e pelas jurisprudências do trânsito. A prerrogativa para essa lei é que esse tipo de calçado, se preso nos pedais, engatados ou até se tendo escapado dos pés podem causar acidentes perigosos para vida do motorista e dos seus tão queridos passageiros.

Posso dirigir descalço ou de chinelos? - Passo 3
Fonte: aesquinadospneus.files.wordpress.com
4

Nossa dica para você que gosta de frequentar lugares com calçados inapropriados, portanto, é ao dirigir, retirá-los. Você terá muito mais segurança na hora de dirigir, evitando qualquer tipo de acidente relacionado aos chinelos. No entanto, você também pode levar um tênis em seu carro para dirigir e evitar esse tipo de desconforto. Até porque, hoje em dia, quatro pontos na carteira são perigosos e de quatro em quatro que você acaba perdendo a sua Carteira Nacional de Habilitação. Portanto, é mais fácil seguir esse tipo de regra do que ficar sem dirigir seu automóvel.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso dirigir descalço ou de chinelos?, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário sobre Posso dirigir descalço ou de chinelos?

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
gilson
show de bola os artigos principalmente esse de dirigir descalço,sempre dirigi descalso por nao sentir segurança em dirigir de chinelos,so nao sabia em termos legais se tava correto.muito obrigado pelos esclarecimentos...
Editor umComo.com.br
Oi Gilson! Que bom que você gostou das dicas. Continue nos acompanhando :)
Rauli Matioda
Muito útil essa reportagem.
Editor umComo.com.br
Oi rauli! Que bom que gostou das dicas. Continue nos acompanhando!
A sua avaliação:
marcio claudino de lima
muito grato por tirar esta duvida.
Editor umComo.com.br
Oi Marcio! Obrigado nós pela sua visita e comentário!

Posso dirigir descalço ou de chinelos?
Fonte: parentingtheteendriver.org
Fonte: 24.co.za
Fonte: aesquinadospneus.files.wordpress.com
1 de 3
Posso dirigir descalço ou de chinelos?

Voltar ao topo da página