Mudar as velas

Quando mudar as velas de pré-aquecimento

Quando mudar as velas de pré-aquecimento
Imagem: bosch.com.ar

As velas de pré-aquecimento fazem parte do motor a diesel do carro e sua principal função é, quando o automóvel está em funcionamento, ajudar para que ele não polua com a geração de fumaça negra. Além disso, nos modelos de motores a diesel mais antigos, as velas de pré-aquecimento trabalham durante o arranque para esquentar as câmeras de combustão dos cilindros. Como vemos, têm um trabalho chave no sistema do motor. Para sua boa manutenção, em umComo.com.br explicamos a você quando trocar as velas de pré-aquecimento.

Também lhe pode interessar: Como trocar as velas do carro 
Passos a seguir:
1

No manual de mecânica de nosso carro, se é completo, deveriam nos indicar o período recomendado de vida útil das velas de pré-aquecimento, e depois disso elas deixam de trabalhar de forma correta. Nunca devemos ultrapassar este tempo, mas em função do uso que dermos ao carro, é possível que tenhamos que fazê-lo antes.

2

No caso de não notarmos nenhum problema previamente, quando o carro tenha um percurso de 120.000 quilômetros, já devemos ir pensando em fazer a troca das velas de pré-aquecimento.

3

Se durante o funcionamento ou no momento de arrancar o carro notamos que sai muita fumaça negra pelo cano do escapamento, isto pode ser devido à falha de uma vela de pré-aquecimento. Ainda que seja apenas uma a que esteja estragada, teremos que trocar todas, para evitar desequilíbrios no sistema.

4

Outro sintoma que nos indica que já devemos trocar as velas de pré-aquecimento é que o carro custa muito a arrancar, sobretudo quando a temperatura externa é mais baixa do que o habitual.

5

Durante a ignição do motor, acende no painel do carro uma luz amarela com o símbolo de uma mola ou resistência. Isto é normal, mas se este aviso continuar aceso durante o funcionamento, deveremos fazer a troca das velas de pré-aquecimento.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quando mudar as velas de pré-aquecimento, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Orlando Roberto Pieri
Boa noite, tenho uma Sprinter 313 CDI ano 2006/7, ao ligar a chave a indicação de pré aquecimento acende e após alguns segundos apaga, até ai tudo certo mas com o motor funcionando ela volta a acender por um curto período e depois apaga não acendendo mais. O que pode estar acontecendo, aguardo resposta, obrigado.
A sua avaliação:
isabela
olá, gostaria de saber se um carro com problema nas velas de pré-aquecimento perde a potencia. att
Júlio Silva
Show de bola o artigo sobre velas de.pré aquecimento! Tenho uma S10 de serviço aqui na empresa e o tal indicador que parece uma mola acendeu no painel... eu se quer saiba do que se tratava. Foi aqui que achei a explicação.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Júlio! Que bom saber que o artigo foi útil para você. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Imagem: bosch.com.ar
Quando mudar as velas de pré-aquecimento