Partilhar

Quando trocar os discos de freio

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quando trocar os discos de freio
Fonte: tallervirtual.com

Os discos de freio junto com as pastilhas de freio são os dispositivos que garantem a frenagem do nosso veículo, ao reduzir a rotação da roda quando se pisa o pedal de freio. É importante manter o sistema de frenagem em bom estado e realizando os ajustes necessários. Para isso, é importante saber quando trocar os discos de freio e realizar a troca quando for necessário.

Também lhe pode interessar: Porque os freios fazem barulho
Passos a seguir:
1

Antes de mais nada, destaca-se que não existe um momento exato para trocar os discos de freio, isso variará com base em muitos fatores como o modelo do carro, o uso/mau uso que se fizer do freio, o tipo de condução, se se dirige pela estrada ou na cidade, etc. É que tudo isso condicionará o desgaste do disco e será necessário realizar a troca mais dia menos dia.

2

Desta forma, todos os discos de freio têm um limite de espessura mínima que, ao ser ultrapassado, deverá ser trocado. Esta informação você poderá encontrar no manual do veículo e, caso a lateral do disco de freio seja inferior a este limite, deverá ser substituído por um novo.

3

Ainda assim, às vezes é preciso trocar os discos de freio apesar de não terem atingido o limite de espessura. Um dos casos é quando os discos ficam riscados, normalmente, por causa do atrito das pastilhas de freio sem revestimento. Podemos saber se os discos de freio estão riscados quando escutamos ruído ao frear.

4

Também é possível que os discos de freio deformem por superaquecimento ou inclusive mudem de cor, pelo que deverão ser substituídos. Isto se tornará evidente na condução por uma vibração anômala no volante durante a freada.

5

Em casos mais extremos, também pode ocorrer a fissura ou rompimento do disco de freio, por um excessivo desgaste ou por oxidação. Isto não é o mais comum, mas também são causas evidentes para saber quando trocar os discos de freio.

6

Será necessário, pois, verificar periodicamente o estado dos discos de freio e realizar revisões de controle dos freios, em períodos que podem ir de 10.000 a 30.000 km.

7

Destaca-se que no momento em que for realizada uma troca de disco de freios, também será necessário trocar as pastilhas de freio. Pelo contrário, pode ser necessário substituir as pastilhas, mas não os discos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quando trocar os discos de freio, recomendamos que entre na nossa categoria de Reparação e Manutenção do Carro.

Escrever comentário sobre Quando trocar os discos de freio

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Roberto Gonçalves Pereira
Quando devo trocar as pastilhas de freio e o disco, bem como a embreagem automática.
Luis Alves Cordon
se possível, quero receber informações sobre o meu carro Renault, estou aprendendo a dirigir e quero ser sempre prudente e aprender como cuidar do carro e não só dirigir
Luis Everaldo
Clio 2012 gostaria de saber quando devo trocar a correia dentada e as pastilhas e o disco de freio a km rodada é de 48.000
Alexandre
Bom dia, tenho uma parati ano 97, faz 3 meses que troquei a pastilhas de freio, porém fazem duas semanas que começou a fazer barulho quando o carro se locomove. Já é a segunda vez que troco pelo mesmo motivo, três meses de uso, e o barulho retorna. Será que tenho que trocar o disco de freio junto com as pastilhas? Desde já agradeço.
Clube gol g6
Alexandre procure comprar peças originais ou de marcas de primeira linha. Esse sintoma é comum de peças paralelas de qualidade duvidosa. Uma coisa que pode ter ocorrido é a cristalização da superfície da pastilha, que acontece por um motivo simples que nem todos os mecânicos tomam esse cuidado. Todo disco de freio vem lubrificado com um óleo para evitar ferrugem antes que ele seja instalado no veiculo, porém ele deve ser removido antes de usar porque o atrito das pastilhas no óleo provoca a cristalização.

Quando trocar os discos de freio
Fonte: tallervirtual.com
Quando trocar os discos de freio

Voltar ao topo da página