menu
Partilhar

Como economizar combustível na moto

 
Por Yuri Ferreira. 21 setembro 2017
Como economizar combustível na moto

Vivemos em uma grave situação de crise econômica, com altas taxas de desemprego e redução do poder de compra. Além disso, o constante aumento do preço da gasolina nos últimos três anos acaba prejudicando muito além dos caminhoneiros e trabalhadores da logística, as pessoas que possuem veículos automotores de passeio. No caso das motocicletas, isso não muda. As recentes valorizações no preço da gasolina acabaram prejudicando muito a vida dos pilotos. Portanto, é necessário cortar os gastos e apertar os cintos ao máximo possível. Por isso nesse artigo de umCOMO dedicado a você motociclista, te ensinaremos Como economizar combustível na moto, através de dicas e cuidados constantes para reduzir o consumo de gasolina ou álcool. Continue lendo para saber mais e gastar bem menos!

Como gastar menos gasolina na moto?

Existem algumas coisas que podem tornar a sua moto mais ou menos econômica na hora de sua condução. O primeiro passo para você reduzir o gasto de economia é ficar bastante atento para o filtro de ar. Um filtro de ar limpo e adequado deve ser sempre levado em consideração na hora de fazer uma boa economia na hora de manter a moto mais econômica e gastando menos gasolina. Leia nosso artigo Como trocar o filtro de ar da moto para sua moto ficar mais econômica.

Outra dica importante para economizar gasolina na moto é você não aquecer a moto antes de andar. Muita gente tem o costume de ligar a motocicleta durante alguns minutos que antecedem a partida da moto. No entanto, é preciso compreender que esse comportamento não serve para nada. Deixar a moto ligada sem andar irá consumir a gasolina de seu veículo. Deixe esse costume de lado e economize em gasolina dando partida na moto apenas quando for andar com ela.

O que fazer para a moto ficar mais econômica

É muito importante que se tenha um consumo consciente dos recurso da motocicleta. Fiquemos atentos a alguns erros que tornam a moto menos econômica. Aquela "pisada" no acelerador antes de engatar a moto é muito estilosa em sua maneira de fazer barulho, porém não tem nenhum benefício se não aquecer o motor desnecessariamente e gastar mais gasolina.

Um cuidado importante que se deve ter com uma moto para que ela fique mais econômica é uma boa calibragem. Com a calibragem adequada, você poderá reduzir em até 5% o gasto de gasolina (no caso, um desperdício) e poluentes. Outra dica interessante para quem tem uma moto e deseja fazer como que ela fique mais econômica é a redução de troca de marchas na hora de dirigir. Tem gente que acaba forçando a moto (colocando uma quinta marcha na subida, por exemplo) quando isso não é necessário. Esse comportamento acaba fazendo com que a moto gaste mais do que o necessário em combustível.

O afogador também é uma peça importante na hora de deixar sua moto menos econômica. Isso porque muitas pessoas deixam ele ativado sem necessidade. Utilize o afogador somente quando tiver dificuldade de dar partida na moto em dias frios, pois, no contrário, ele ajudará no gasto de gasolina e não contribuirá em nada para o desempenho da moto.

Nosso artigo Como cuidar da minha moto será bem interessante porque dá muitas outras dicas para quem deseja alcançar o máximo desempenho com sua meiota.

Moto gastando muito combustível

Um bom uso do óleo lubrificante garante que a moto possa ser utilizada com economia e tranquilidade. Caso esteja bem regulado em quantidade e seja um óleo adequado para a sua moto, conforme as recomendações do fabricante, não tenha dúvidas de que ele ajudará no uso comedido e adequado da gasolina na mecânica da sua moto.

Outra coisa que pode apontar para um bom desperdício na hora de conduzir sua moto é uma vela inadequada. Confira para ver se sua vela está bem regulada e, se você trocou recentemente, se ela é a correta para a sua moto. Caso você esteja com uma seminova ou há muito tempo com a mesma motocicleta, é bem provável que a sua vela esteja desregulada ou danificada e que ela acabe desperdiçando muito na hora de consumir o combustível.

A desregulação da marcha lenta é também um dos principais motivos que acabam causando o gasto excessivo da gasolina em uma moto. Regule a marcha lenta com um mecânico ou leia o manual de instruções do fabricante para que sua moto não fique com o motor muito acelerado na hora da condução.

Nosso artigo Porque minha moto gasta tanta gasolina vai ser bastante útil para quem deseja saber mais sobre a economia de combustível em automóveis.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como economizar combustível na moto, recomendamos que entre na nossa categoria de Motos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como economizar combustível na moto
Como economizar combustível na moto

Voltar ao topo da página