Poupar combustível na moto

Como economizar combustível na moto

Como economizar combustível na moto

Vivemos em uma grave situação de crise econômica, com altas taxas de desemprego e redução do poder de compra. Além disso, o constante aumento do preço da gasolina nos últimos três anos acaba prejudicando muito além dos caminhoneiros e trabalhadores da logística, as pessoas que possuem veículos automotores de passeio. No caso das motocicletas, isso não muda. As recentes valorizações no preço da gasolina acabaram prejudicando muito a vida dos pilotos. Portanto, é necessário cortar os gastos e apertar os cintos ao máximo possível. Por isso nesse artigo de umCOMO dedicado a você motociclista, te ensinaremos Como economizar combustível na moto, através de dicas e cuidados constantes para reduzir o consumo de gasolina ou álcool. Continue lendo para saber mais e gastar bem menos!

Índice

  1. Como gastar menos gasolina na moto?
  2. O que fazer para a moto ficar mais econômica
  3. Moto gastando muito combustível

Como gastar menos gasolina na moto?

Existem algumas coisas que podem tornar a sua moto mais ou menos econômica na hora de sua condução. O primeiro passo para você reduzir o gasto de economia é ficar bastante atento para o filtro de ar. Um filtro de ar limpo e adequado deve ser sempre levado em consideração na hora de fazer uma boa economia na hora de manter a moto mais econômica e gastando menos gasolina. Leia nosso artigo Como trocar o filtro de ar da moto para sua moto ficar mais econômica.

Outra dica importante para economizar gasolina na moto é você não aquecer a moto antes de andar. Muita gente tem o costume de ligar a motocicleta durante alguns minutos que antecedem a partida da moto. No entanto, é preciso compreender que esse comportamento não serve para nada. Deixar a moto ligada sem andar irá consumir a gasolina de seu veículo. Deixe esse costume de lado e economize em gasolina dando partida na moto apenas quando for andar com ela.

O que fazer para a moto ficar mais econômica

É muito importante que se tenha um consumo consciente dos recurso da motocicleta. Fiquemos atentos a alguns erros que tornam a moto menos econômica. Aquela "pisada" no acelerador antes de engatar a moto é muito estilosa em sua maneira de fazer barulho, porém não tem nenhum benefício se não aquecer o motor desnecessariamente e gastar mais gasolina.

Um cuidado importante que se deve ter com uma moto para que ela fique mais econômica é uma boa calibragem. Com a calibragem adequada, você poderá reduzir em até 5% o gasto de gasolina (no caso, um desperdício) e poluentes. Outra dica interessante para quem tem uma moto e deseja fazer como que ela fique mais econômica é a redução de troca de marchas na hora de dirigir. Tem gente que acaba forçando a moto (colocando uma quinta marcha na subida, por exemplo) quando isso não é necessário. Esse comportamento acaba fazendo com que a moto gaste mais do que o necessário em combustível.

O afogador também é uma peça importante na hora de deixar sua moto menos econômica. Isso porque muitas pessoas deixam ele ativado sem necessidade. Utilize o afogador somente quando tiver dificuldade de dar partida na moto em dias frios, pois, no contrário, ele ajudará no gasto de gasolina e não contribuirá em nada para o desempenho da moto.

Nosso artigo Como cuidar da minha moto será bem interessante porque dá muitas outras dicas para quem deseja alcançar o máximo desempenho com sua meiota.

Moto gastando muito combustível

Um bom uso do óleo lubrificante garante que a moto possa ser utilizada com economia e tranquilidade. Caso esteja bem regulado em quantidade e seja um óleo adequado para a sua moto, conforme as recomendações do fabricante, não tenha dúvidas de que ele ajudará no uso comedido e adequado da gasolina na mecânica da sua moto.

Outra coisa que pode apontar para um bom desperdício na hora de conduzir sua moto é uma vela inadequada. Confira para ver se sua vela está bem regulada e, se você trocou recentemente, se ela é a correta para a sua moto. Caso você esteja com uma seminova ou há muito tempo com a mesma motocicleta, é bem provável que a sua vela esteja desregulada ou danificada e que ela acabe desperdiçando muito na hora de consumir o combustível.

A desregulação da marcha lenta é também um dos principais motivos que acabam causando o gasto excessivo da gasolina em uma moto. Regule a marcha lenta com um mecânico ou leia o manual de instruções do fabricante para que sua moto não fique com o motor muito acelerado na hora da condução.

Nosso artigo Porque minha moto gasta tanta gasolina vai ser bastante útil para quem deseja saber mais sobre a economia de combustível em automóveis.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como economizar combustível na moto, recomendamos que entre na nossa categoria de Motos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Raimundo j:r
bom dia ! a minha moto e uma factor 2010 da Yamaha
Como economizar combustível na moto