PARTILHAR

Como trocar a roda de um carro

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como trocar a roda de um carro

São muitos os condutores de automóveis pelo mundo que conduzem diariamente com os seus carros para o trabalho, para casa de amigos, para o fim de semana, para as férias, etc. Quem estuda para a licença de condução por norma apreendem as normas de trânsito, a mecânica dos carros, segurança na via, práticas de condução, no entanto são poucas as pessoas que têm a licença e que saibam trocar as rodas de um carro. Um coisa que aparentemente parece fácil, rapidamente se torna algo difícil quando confrontado com a situação de trocar a roda do seu carro.

Vai precisar de:
  • Macaco
  • Chave de fenda para desparafusar
  • Roda sobressalente
Também lhe pode interessar: Quando trocar os pneus do carro
Passos a seguir:
1

Quando se encontrar na posição de trocar a roda do seu carro, em primeiro lugar deve manter a calma, pois se ficar nervoso não vai ajudar em nada.

2

Consulte o manual de instruções do seu carro para ver o ponto exato em que deve posicionar o macaco (ferramenta usada para levantar o carro). Normalmente o macaco se encontra juntamente com a roda suplente do seu carro, que geralmente está localizado na parte traseira do veículo, mais especificamente na parte inferior da mala.

3

Deve colocar o macaco no ponto exato como está indicado no manual de utilizador e levanta-lo até que ele entre em contato com o veículo.

4

Certifique se de o macaco está posicionado corretamente no ponto indicado, e que está firme e numa parte plana. Caso contrário deve repetir a ação até que assim seja, senão pode correr um elevado risco de se magoar.

5

Ative o macaco, levante o veículo ate que o pneu furado comece a ficar suspenso sobre o chão.

6

De seguida com a chave, comece a soltar os parafusos que prendem a roda ao carro. Não os desenrosque por completo, apenas um pouco.

7

Volte a acionar o macaco e levante o veículo até que o pneu furado esteja a 15cm, a contar do chão. Não pare logo a elevação quando o pneu já não estiver a tocar no chão, pois lembre-se que vai trocar um pneu cheio, o que exige mais espaço de manobra do que retirar o pneu furado.

8

Desenrosque por completo os parafusos do pneu furado e retire-os. Agora já pode retirar o pneu furado.

9

Coloque a roda nova no sitio onde retirou a anterior. Para isso deve colocar o primeiro parafuso e com ajuda desse vai conseguir encaixar os outros nos lugares certos.

10

Coloque os parafusos restante e aperte todos de forma igual, isto para que a roda fique equilibrada.

11

Depois de ter colocado e apertado todos os parafusos de forma igual, pode operar novamente o macaco para baixar o veículo por completo. Agora já o pode retirar de baixo do seu veículo e arruma-lo no lugar dele.

12

Agora que, tem o seu carro estabilizado e com as rodas no chão, vai apertar todos os parafusos da roda nova. Certifique-se que está a apertar tudo corretamente, pois a sua segurança depende disso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como trocar a roda de um carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Conselhos
  • Depois de mudar o pneu furado deve ir de imediato ao mecânico para a reparação. Não faça muito quilômetros com o pneu de substituição, pois se furar esse pneu já não tem mais nenhum para o socorrer novamente.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como trocar a roda de um carro
Como trocar a roda de um carro

Voltar ao topo da página ↑