PARTILHAR

Como escolher os pneus do carro

Como escolher os pneus do carro

Antes de tomar uma decisão tão importante como a de escolher os pneus do nosso carro, temos que parar para pensar bem em fatores como: qual é o uso que vamos fazer desse carro, em que tipo de estradas vamos dirigir habitualmente ou qual é o clima do nosso local de residência. Você deve se lembrar que os pneus dos carros desempenham um papel fundamental na segurança do veículo e das pessoas que viajam dentro dele. A aderência do automóvel na estrada depende da qualidade e do estado dos pneus, e o desgaste que sofrem (pelas condições em que se encontra a estrada e sua diferença de nivelação) incide diretamente em sua segurança. Portanto, preparar bem os pneus pode marcar realmente a diferença. Em umComo.com.br explicamos a você, com detalhe, como escolher os pneus do carro.

Também lhe pode interessar: Como saber se os pneus são recauchutados
Passos a seguir:
1

Normalmente, os fabricantes recomendam usar os pneus de fábrica do carro; esta é uma opção, mas também podemos escolher trocar por outros pneus.

2

Neste último caso, temos que prestar bem atenção em um código que aparece na parte lateral das rodas. Trata-se de três números e duas letras. Se o código fosse 12A3B, este seria o significado:

  • 1= largura do pneu em milímetros.
  • 2= relação entre a altura e o comprimento do perfil da roda.
  • A= estrutura da roda.
  • 3 = diâmetro interior em polegadas.
  • B = código de velocidade.
3

Desde o ponto de vista da meteorologia, devemos pensar em qual é o clima predominante na nossa cidade ou nos lugares onde circulamos habitualmente. Assim, saberemos que existem:

  • Pneus de verão.
  • Pneus de inverno.
  • Pneus mistos.

Cada um deste tipo de rodas se diferencia em questões como a largura ou o diâmetro, por isso cada uma delas está preparada para oferecer mais segurança e rendimento em função do tipo de clima.

4

O nosso tipo de condução também tem algo a dizer na hora de escolher um pneu. Por exemplo, se nossa forma de dirigir o carro é mais do tipo esportiva, precisaremos de pneus com muita aderência e estabilidade.

5

Também é relevante o tipo de estradas onde vamos usar o carro com mais frequência. Por exemplo, se normalmente usamos rodovias, precisaremos de pneus de alto rendimento; se normalmente usamos o carro pela cidade, devemos usar pneus de baixa resistência ao rolamento.

6

O lugar onde pretendemos comprar nossos pneus também é importante: podemos preferir adquiri-lo em grandes superfícies ou ir a oficinas especializadas, onde talvez encontremos mais respostas às nossas dúvidas.

7

É necessário estudar questões como a velocidade do veículo e a capacidade de carga. Além disso, é fundamental pensar em qual é o meio onde dirigimos normalmente. Como você compreenderá perfeitamente, não é o mesmo dirigir na cidade (neste caso é mais recomendável escolher pneus de baixa resistência ao rolamento) que dirigir em outro tipo de vias como rodovias (onde os pneus devem oferecer um nível baixo de ruído e de vibrações).

8

Junto a estas considerações, não podemos esquecer das épocas em que dirigimos mais. Por quê? Porque é necessário saber se os pneus são para todo o tipo de climas ou de inverno e verão, já que a temperatura também afeta. São muitos os fatores que incidem na escolha dos pneus adequados, por isso não hesite em consultar uma equipe de especialistas da sua confiança para que lhe possam dar mais segurança através dos pneus.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher os pneus do carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Conselhos
  • Recomendamos fazer revisões dos seus pneus. Os especialistas costumam recomendar uma revisão pelo menos duas vezes por ano.
  • Um serviço completo dos pneus deveria incluir um controle exaustivo deles: enchimento, desgaste, envelhecimento e geometria. Com o estudo de todos estes aspectos, pode ser feito um orçamento personalizado onde sejam consideradas também as necessidades do veículo e do próprio motorista.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Marciele simoes
Tenho um ford ka 2007 quero trocar os pneus.mais eu quero um pneu alto e. Que seja pro chao seco ou molhado.nao sei como compra me ajudem...
Como escolher os pneus do carro
Como escolher os pneus do carro

Voltar ao topo da página ↑