PARTILHAR

Como saber a idade de um pneu

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 dezembro 2019
Como saber a idade de um pneu

Determinar quando se fabricou um pneu é importante porque as rodas têm data de validade. Se a isto acrescentamos que é o único ponto de contato de nosso veículo com a estrada, a questão se torna chave para garantir nossa segurança a bordo. O preço de trocar os pneus pode fazer atrasar este trabalho de manutenção, mas não é uma boa opção. Em qualquer caso, em umComo.com.br explicamos a você como saber a idade de um pneu.

Também lhe pode interessar: Como trocar a roda de um carro
Passos a seguir:
1

Para saber quando foi fabricado um pneu, simplesmente temos que aprender a entender uma série de caracteres que aparecem desenhados na borracha. Especificamente, podemos encontrá-los na parte mais interna da circunferência.

2

Junto aos números que nos interessam, os que indicam a idade do pneu, encontraremos outra série de caracteres. Para aprender a distinguir quais são as que se referem à idade da roda, tem que se guiar pelo seguinte: trata-se de quatro números que fazem referência à data de fabricação do produto.

3

Em concreto, os números que nos indicam a data de fabricação assinalam com os 2 primeiros números, a semana; e com os 2 últimos números, o ano. O entenderemos melhor com o seguinte exemplo.

4

Assim, se no pneu de sua roda encontrar o seguinte código "1102", isto significará o seguinte em relação à idade do pneu:

  • 11: a roda se fabricou na semana 11.
  • 02: do ano 2002.
5

Assim, o pneu em questão já deveria ter sido substituído no mês de março de 2007, já que se estima que estas partes do veículo, com um uso normal e uma boa manutenção, têm uma vida útil de 5 anos. Recomendamos a você que leia este artigo para saber bem mais a respeito de quando trocar as rodas do carro.

6

Como dissemos, ainda que a idade da roda seja de 5 anos, se você realizou uma boa manutenção da mesma, pode prologar sua vida útil.

7

Se já chegou o momento da troca dos pneus, deve avaliar a possibilidade de colocar no seu carro pneus recauchutados. São mais baratos e poluem menos que as rodas novas mas, em contrapartida, têm uma vida útil mais curta.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber a idade de um pneu, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como saber a idade de um pneu
Como saber a idade de um pneu

Voltar ao topo da página ↑