PARTILHAR

O que é o protetor de aro de um pneu

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é o protetor de aro de um pneu

Se dermos uma pancada forte no pneu ao estacionar, por exemplo, poderemos danificar sua lateral. Os danos mais comuns de um pneu podem ser cortes, protuberâncias ou furos. Na mesma manobra podemos, também, provocar algum dano ao aro. Aqui entra em jogo o protetor de aro. Todos os pneus têm protetor de aro? Antes de nos fazer esta pergunta precisamos saber o que é o protetor de aro, para que serve e se todos os pneus têm ou precisam dele. Em umComo.com.br vocês encontrarão as chaves para saber mais sobre o que é um protetor de aro de um pneu.

Também lhe pode interessar: Como saber a idade de um pneu

O que é o protetor de aro?

O protetor de aro é um perfil de borracha (também chamado anel ou cordão) situado na parte baixa da lateral e unido ao talão do pneu. Este perfil que percorre toda a circunferência do pneu e que sobressai da roda tem a função de proteger o aro, sobretudo em pancadas nas calçadas.

O que é o protetor de aro de um pneu - O que é o protetor de aro?
Imagem: andrecerberus.com

Que pneus não costumam ter protetor de aro?

Os pneus com perfis altos, superiores a 55, normalmente não incluem este protetor de aro. A função da proteção do aro será feita pela própria borracha, já que ao ter um perfil alto ou lateral pode amortecer as pancadas contra as calçadas. Temos que ter em conta que muitos destes pneus são montados em aros de ferro com calotas de plástico.

Que pneus costumam ter protetor de aro?

Por outro lado, os pneus de perfil inferior a 55 e, sobretudo perfis como os 45, 40 e 35, costumam ter protetor de aro, já que com estes perfis tão baixos o aro fica muito desprotegido e tem mais possibilidades de receber pancadas.

Como podemos identificar se uma roda tem protetor de aro?

Existem muitos fabricantes de pneus e cada um utiliza diferentes marcações para identificar se uma roda tem ou não esta proteção:

  • DUNLOP: O fabricante britânico utiliza a marcação MFS (Maximum Flange Shield) para dar a máxima proteção ao aro.
  • CONTINENTAL: A marca de pneus alemã marca suas rodas com protetor de aro com as siglas FR (Fringe Protetor).
  • VREDESTEIN: Para a marca especialista em pneus de inverno a denominação utilizada é FSL.

Outras marcas de pneus como Pirelli, Michelinou Bridgestone não distinguem os pneus com protetor de aro com siglas específicas, ainda que nos perfis inferiores a 50 costumem incluir uma borda protetora.

O que é o protetor de aro de um pneu - Como podemos identificar se uma roda tem protetor de aro?

Se o pneu tiver protetor de aro podemos ficar menos atentos?

De qualquer forma, mesmo que os pneus que usamos em nosso veículo disponham desta proteção extra temos de ter cuidado ao estacionar ou ao nos aproximarmos da calçada. Ainda que o aro esteja mais protegido do que com um pneu sem cordão protetor, devemos aproximar-nos das calçadas com muito cuidado porque poderíamos danificar o pneu gerando um corte na lateral ou um furo e provocar um estouro.

O que é o protetor de aro de um pneu - Se o pneu tiver protetor de aro podemos ficar menos atentos?

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o protetor de aro de um pneu, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
O que é o protetor de aro de um pneu
Imagem: andrecerberus.com
1 de 4
O que é o protetor de aro de um pneu

Voltar ao topo da página ↑