Partilhar

Quais são os erros mais comuns ao dirigir

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os erros mais comuns ao dirigir

Os bons hábitos de condução podem fazer o nosso carro durar mais, além de ser garantia de segurança na hora de dirigir um carro. Existem determinados erros que muitas pessoas cometem quando dirigem, sem sequer saber que estão fazendo errado. É por isso que devemos corrigir e adquirir boas práticas para dirigir direito. Neste artigo de umComo.com.br explicamos a você quais são os erros mais comuns ao dirigir.

Também lhe pode interessar: Como dirigir à noite
Passos a seguir:
1

Atualmente, os motores dos carros já não precisam esquentar antes de sair dirigindo. Na realidade, se esquentarmos cada manhã antes de sair, faremos a umidade e as impurezas se condensarem no cárter, provocando um defeito no motor. Ainda assim, é necessário dirigir com precaução quando acabamos de arrancar, para dar tempo a todos os fluídos do carro circularem. Também é importante não acelerar demais ainda com o motor frio.

2

Se ao carro não quiser dar partida, não mantenha a chave girada no contato durante mais de 10 segundos. Terá que esperar um pouco depois de cada tentativa de partida, para permitir que o motor de partida esfrie e conseguir prolongar assim sua vida.

3

Outro dos erros mais frequentes na hora de dirigir é pisar suavemente no pedal do freio sem necessidade. Para conseguir que os freios durem bem mais e não ter que trocá-los antes da hora, deverá manter o pé longe do pedal se não o for usar realmente. Além disso, também devem ser evitadas as freadas bruscas, antecipando-se e reduzindo a velocidade antes de parar.

4

Por outro lado, deverá tentar não acionar muito a embreagem, terá que soltar o pedal suavemente ao acelerar. Da mesma forma, quando tiver o carro parado -por exemplo em um semáforo- deverá tirar a marcha, deixando as mudanças em ponto morto e sem pisar na embreagem. Manter colocada a marcha no carro parado é um grave erro ao dirigir, já que está fazendo a embreagem trabalhar sem necessidade.

5

Dirigir suavemente também protege o sistema de suspensão do carro, para isso devemos evitar pulos, assim como tentar não derrapar em curvas e buracos ou lombas. Desta forma conseguimos que os amortecedores durem mais, além de ganharmos em segurança. Você pode ver aqui quando trocar os amortecedores do seu carro e ter certeza de que estão em perfeito estado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os erros mais comuns ao dirigir, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.

Escrever comentário sobre Quais são os erros mais comuns ao dirigir

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Paulo Filgueiras
Qual o melhor procedimento para arrancar com um carro parado num aclive sem usar o freio de mão e não permitir muito o seu retorno.

Quais são os erros mais comuns ao dirigir
Quais são os erros mais comuns ao dirigir

Voltar ao topo da página